Papel Kraft: 4 dicas para acertar na compra

Existem diversos tipos de papel Kraft no mercado. Veja aqui dicas de como acertar na compra do seu!

O papel Kraft é amplamente utilizado na indústria, principalmente para fazer embalagens, envelopes, pastas, caixas, moldes e impressos em geral. As características do produto fazem com que ele seja uma ótima opção para quem trabalha nesses setores, como o gráfico e o de papelarias.

Como há mais de um tipo do papel disponível no mercado, não é tão simples comprar um exemplar se você não for um grande conhecedor do assunto. Os papeis possuem características distintas que podem influenciar no seu serviço.  Por essa razão, vamos explicar o que é o papel Kraft e dar 4 dicas para você acertar na hora de comprar o seu. Continue lendo o nosso post e confira!

O que é o papel Kraft

Ele é formado a partir de uma mistura de diversos tipos de polpas de madeiras macias. Essas são moídas com aditivos e se tornam fibras de celulose (longas ou curtas), o que garante que o papel Kraft seja resistente, porém macio e versátil ao mesmo tempo. Essas características são o que fazem com que o produto seja ideal para embalagens, caixas e impressões, porque ele suporta grandes pesos e tem muitas possibilidades de acabamento.

Existem vários modelos desse papel, porém o mais comum é o de cor parda natural, ou seja, o que não passou por um processo de branqueamento. Essa é umas das principais diferenças visuais entre ele e os demais tipos de papeis. Apesar de esse ser o mais conhecido, podem ser encontrados papeis Kraft na cor branca ou em outras cores.

Além do Kraft natural, do branco e do colorido, há mais 3 variáveis do produto. Uma delas é a extensível, que como o nome já diz, tem grande capacidade de se estender e é mais flexível que o resto. As outras duas são: a de primeira qualidade, que é mais resistente; e a de segunda qualidade, que é fabricada com uma matéria-prima considerada inferior.

De acordo com as fibras utilizadas e o modo de fabricação, são criados os diferentes modelos de papel. Todos são resistentes, porém o nível de resistência varia conforme o tipo do produto. O papel Kraft pode, ainda, servir como matéria-prima em alguns casos específicos, por exemplo, na produção de papelão ondulado.

Com tantas opções, vamos ver como fazer para você comprar o papel ideal para o seu trabalho!

Dicas para acertar na compra

1. Defina o seu objetivo

Apesar de parecer simples, essa dica é uma das mais importantes para que você acerte na compra do papel Kraft. Você precisa definir o seu objetivo, ou seja, saber o que deseja realizar com o produto. Ele será usado para fazer caixas ou envelopes?

Essa informação vai guiar toda a sua compra e os demais passos dessa lista, porque, de acordo com esse dado, será decidido quais características o papel tem que ter. Se você precisar do material para fabricar mais de um tipo de produto, talvez seja interessante adquirir mais de um modelo também.

Em alguns casos, o mesmo exemplar de Kraft pode ser utilizado para mais de uma função, como fazer embalagens e pastas, mas certifique-se de que o escolhido por você seja indicado para realizar ambas as tarefas. Caso ele não seja, compre os modelos recomendados para cada atividade. Dessa maneira, você vai garantir bons resultados em todas as suas produções.

2. Veja qual é o tipo de papel Kraft ideal para você

Como foi dito, existem vários tipos de papel Kraft disponíveis no mercado. Depois de definir o seu objetivo, é a hora de descobrir qual é o modelo ideal para realizar esse propósito. O natural, por exemplo, é bastante resistente e, por isso, geralmente é usado para fazer embalagens de produtos de grande porte.

Já o extensível, que é feito de fibras de celulose longas, é muito empregado na indústria de sacos de papel. Os de primeira e segunda qualidade são parecidos, mas como esse é feito com uma matéria-prima melhor, ele é mais resistente que o de segunda qualidade.

Se não estiver familiarizado com esse ramo e ainda tiver dúvidas sobre a escolha do tipo de papel, não hesite. Questione o fornecedor durante a compra e acabe com as suas incertezas, porque o modelo de papel usado vai influenciar no resultado final de sua produção.

3. Pergunte sobre a gramatura

Não deixe de olhar qual é a gramatura do papel, ou seja, a densidade dele. Essa informação é fundamental para quem vai comprar o produto, porque, frequentemente, quanto maior a gramatura do Kraft, maior é a espessura dele. Não há uma gramatura boa ou ruim, existem diversos valores que são indicados para atividades distintas.

Um papel de gramatura de 150g, por exemplo, é utilizado na produção de panfletos e folders mais resistentes. Na indústria de sacos, geralmente são usados krafts multifolhados, com gramatura de aproximadamente 80g. O papel utilizado no cotidiano das empresas costuma ter entre 90g e 115g. Sendo assim, mais uma vez, é preciso pensar no seu objetivo para descobrir qual é a gramatura ideal para o seu negócio.

4. Escolha um fornecedor confiável

Entre tantas opções, você tem que encontrar um fornecedor que seja confiável. Para isso, pesquise preços, analise as formas de pagamento oferecidas e a reputação da empresa. 

Um exemplo de bom fornecedor no ramo é a Onpaper. Atuando há 11 anos no mercado, ela é sinônimo de qualidade e confiança. Seu principal objetivo é levar ao mercado soluções em produtos sustentáveis. Ela oferece diversos tipos de papeis kraft, com atendimento excelente e qualidade em sua linha de produtos.

Para conhecer mais sobre as mercadorias que a Onpaper oferece, uma boa ideia é visitar o site e a loja virtual da marca para que você veja as particularidades de cada artigo. Você vai se encantar com o trabalho da Onpaper!

Se quiser ter certeza de que está fazendo um bom negócio, entre em contato com um de nossos consultores, informe qual é o seu objetivo, veja as características dos papeis disponíveis e escolha o mais indicado para a fabricação de seus produtos. Agora que você já sabe como acertar na compra do seu papel Kraft, que tal pesquisar alguns modelos?

Fonte: Onpaper