Impressão offset ou digital: descubra qual é a ideal para você

A impressão offset e a digital são bastante utilizadas, mas muitos não sabem quais são as diferenças entre ambas. Veja aqui e descubra qual é a ideal para você!

As gráficas utilizam diversos tipos de impressão para dar forma aos mais variados projetos. Entre os modelos de impressão mais usados estão o offset e o digital. Apesar de bastante populares, há algumas pessoas que não sabem muito bem qual é a diferença entre um e outro.

É fundamental conhecer ambos os processos para descobrir qual é o mais adequado para você. Por isso, a seguir, vamos explicar quais são as características e vantagens de cada procedimento. Continue lendo o nosso post e confira!

Impressão offset

Esse é o tipo mais antigo de impressão, porém ele ainda é muito utilizado. Como foi criado há muito tempo, esse processo é um pouco mais complexo que os contemporâneos. O offset é realizado em três etapas, com cilindros e chapas de alumínio.

Primeiro se coloca água com tinta em um cilindro para que ele receba a imagem que deve ser impressa. Depois, a figura passa para um segundo cilindro, em que o papel é colocado sobre ela e ambos são pressionados por um terceiro cilindro. Já que a imagem tem que passar pelo segundo cilindro, o processo é classificado como indireto.

A impressão offset pode ser feita nas cores CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) ou Pantone. De acordo com a cor que for escolhida, o processo será um pouco diferente. No primeiro caso, as cores são adicionadas uma a uma até chegar ao resultado desejado. Já as cores Pantone vão prontas para a máquina (que continua precisando de matrizes individuais para cada cor).

Uma vantagem desse modelo é que algumas tintas específicas, como as metálicas e fluorescentes, só são capazes de serem impressas pelo maquinário offset. Então, com ele, você consegue imprimir projetos com acabamentos diferenciados.

Além disso, em um equipamento de offset é possível imprimir projetos de diferentes formatos e matérias-primas. Você pode utilizar papel e até alguns tipos de plástico para fazer a impressão. A máquina também aceita gramaturas distintas.

Como esse modelo de impressão depende de equipamentos mais antigos, a realização desse trabalho tem um custo fixo, além do variável. É necessário gastar com a manutenção da máquina, montagens, as chapas, gravações e fotolitos.

Adiciona-se a esses custos o valor da quantidade de itens que devem ser impressos. Se a tiragem for pequena, não é muito interessante fazer uma impressão offset, pois o custo será grande.

A impressão em uma offset ocorre em alta velocidade, o que é vantajoso principalmente para quem tem a necessidade de imprimir muitos itens. Um amplo período é gasto para preparar as máquinas antes de elas iniciarem seus serviços. No entanto, quando há uma grande tiragem para ser feita, compensa realizar uma impressão offset devido a sua velocidade.

A qualidade desse modelo de impressão, seja em pequenas ou enormes tiragens, é muito boa graças ao modo como as tintas são aplicadas no material. Essa é uma das razões pelas quais, mesmo sendo antiga e mais complexa, a técnica continua sendo muito utilizada.

Impressão digital

Com a evolução da tecnologia, foi criada a impressão digital. Ela é realizada com as máquinas que muitas pessoas têm em casa ou que você vê em papelarias e outros estabelecimentos que fazem impressão e tiram cópias. Isto significa que o processo é mais simples e não é necessário ter um grande conhecimento sobre o equipamento para colocá-lo para funcionar.

O procedimento da impressão digital é menos complexo, pois diferentemente da offset, o serviço é feito de maneira direta. Então, não há um intermediário. A imagem é enviada de um meio digital para a impressora e a tinta já está pronta para o papel, não é preciso misturá-la.

Por ser mais simples realizar essa impressão, o tempo gasto para ter a imagem em suas mãos é menor. Em uma impressora digital não é necessário, por exemplo, arrumar as chapas. Sendo assim, se a tiragem for pequena, ela pode ser feita rapidamente com a impressão digital.

Como o processo é menos complexo, esse tipo de impressão também é bastante utilizado em projetos que possuem dados variáveis. Ou seja, aqueles em que algumas informações devem ser trocadas em um cartaz ou outro. Um exemplo são eventos que acontecem em diversas cidades e datas diferentes, como shows e peças de teatro. Para cada local é necessário imprimir uma imagem distinta.

Para fazer isso na impressora digital, basta trocar os itens em um computador e mandar a figura para a impressão novamente. Essa técnica, além de prática, não demanda gastos extras como aconteceria se a impressão fosse feita em offset. Nesse caso, o profissional teria que mudar as informações na chapa para cada exemplar e o custo seria muito alto.

Aliás, a impressão digital geralmente é mais barata que a offset, pois não possui um custo fixo com o maquinário. A única despesa é a variável, que é definida conforme a tiragem. Então, vale a pena investir nesse modelo quando a quantidade de itens é baixa.

A qualidade da impressão digital é excelente. Muitas vezes, a offset é considerada superior pela maneira que reproduz as cores, mas as imagens digitais também são de alto nível.

Qual é a impressão ideal para você?

A verdade é que não existe uma resposta absoluta, porque não há uma impressão superior à outra. É preciso analisar os projetos individualmente para saber qual é a impressão ideal para cada um deles.

Se você for realizar uma grande tiragem, o método mais indicado é a impressão offset, já que ela é mais rápida e o custo para a impressão de muitos itens acaba sendo mais baixo que o da digital. Caso o projeto exija cores alternativas, como as metálicas, ele também deve ser impresso na offset, que é a única capaz de transmitir essa tonalidade para o material.

Entretanto, se a sua tiragem for baixa, o tempo e o valor da impressão digital vão valer bem mais a pena que o offset. Caso seja necessário realizar mais de uma impressão para alterar dados na imagem, a técnica recomendada ainda é a digital, pois ela é mais prática e não gera custos adicionais.

Sendo assim, a escolha realmente deve ser feita de acordo com o seu trabalho vigente. Agora que você sabe quais são as diferenças entre a impressão offset e a digital e para quais serviços elas são indicadas, já conseguiu decifrar qual é a técnica mais adequada para o seu projeto atual?

Fonte: Onpaper