Arte em Papel: o que você precisa?

Leia o nosso post e descubra do que você precisa para começar a fazer a sua arte em papel!

A arte em papel é bastante popular por diversas razões. Os produtores gostam de utilizar esse material porque ele é fácil de ser encontrado e versátil, então há liberdade para criar diversos modelos de mercadorias. Já os consumidores se encantam com o resultado dos itens fabricados com esse elemento.

É possível encontrar a arte em papel em papelarias, empresas especializadas e até com artesãos autônomos. Se você quiser começar a trabalhar com esses itens de artesanato, continue lendo o nosso post! A seguir, vamos mostrar o que pode ser feito com papel e do que você precisa para iniciar esse serviço. Confira!

O que pode ser feito com papel?

Como esse material é bastante flexível e existem diversas variedades dele, como papeis com texturas, cores e estilos diferentes, muitos itens podem ser feitos com ele. A arte em papel engloba vários tipos de produtos, por exemplo, os de artesanato, trabalhos criativos, impressões, scrapbooks, entre outros.

A arte em papel é bastante utilizada em decorações de festas, porque o material é dobrável, então é possível criar diversos tipos de artigos. Alguns exemplos são brinquedos, como cata-ventos, e enfeites temáticos, como de bichinhos, bonecos, flores, árvores, corações e muito mais.

Além disso, esses itens são ótimos artigos para serem dados de presente. A arte em papel frequentemente é oferecida como uma lembrança para pessoas queridas, pois podem ser realizados cartões personalizados, scrapbooks e adornos para casas, como mobiles para quartos de crianças.

Em residências, a arte em papel ainda pode ser encontrada na decoração de paredes e em objetos funcionais. Ou seja, há realmente muitas aplicações para esses itens. Para que você possa começar a fazê-los, mostraremos no próximo tópico do que você precisa. Vamos lá?

O que é necessário para fazer arte em papel?

Assim como em qualquer outro negócio, no ramo de arte em papel, é preciso analisar alguns pontos essenciais antes de colocar em prática suas ideias, porque essa ação vai lhe ajudar a obter bons resultados. Por isso, veremos quais são esses itens agora!

1. Decidir qual será a sua arte em papel

A primeira atitude fundamental a se tomar é definir que tipo de arte em papel você vai realizar. Existem diversos modelos dessa arte e cada um deles exige coisas distintas. Por exemplo, se você decidir pela criação de scrapbooks, os utensílios utilizados e os trabalhos para produzir os artigos serão diferentes daqueles que são necessários para a realização de itens decorativos de festas.

Sendo assim, é essencial que você analise o que deseja fazer antes de tomar qualquer outra decisão. Dessa maneira, será mais fácil definir outras questões, suas ações serão mais exatas e seu trabalho terá mais chances de trazer bons frutos.

2. Ver referências

Depois de decidir qual será a sua atividade, você pode começar a ver referências de trabalhos já feitos por especialistas e demais empresas. A ideia aqui não é copiar o trabalho que já foi realizado por outro profissional, mas sim ver como está o mercado e estimular a sua própria criatividade.

Essa é essencial em serviços manuais como a arte em papel, porque é um grande diferencial em trabalhos personalizados. Além de criatividade, em alguns momentos, ainda é fundamental ver as referências até para pensar em inovações que podem ser oferecidas.

Buscar trabalhos no mesmo ramo que o seu também é positivo, pois eles podem lhe dar uma noção maior do que deverá ser feito, como detalhes que são interessantes e até as atividades que você deve executar para garantir um produto de qualidade.

3. Investir em equipamentos

De acordo com a atividade que você escolher, como artesanato ou impressões diversas, será necessário investir em equipamentos. Em alguns casos, será preciso adquirir mais utensílios e em outros menos, porém é importante que você tenha o essencial para conseguir realizar um bom trabalho.

Por exemplo, tesouras e colas de qualidade são bastante importantes para fazer itens de decorações, cartões de aniversário e mais, porque eles deixam o papel no formato e local que você deseja. Se eles tiveram uma má qualidade, o seu serviço vai ser prejudicado. Então, você deve procurar bons utensílios.

Há certas atividades, como as impressões ou a criação de scrapbooks, que demandam um investimento maior, porque você tem que adquirir impressoras, tintas, estiletes adequados, base de corte, entre outros.

Se você tiver optado por essas artes, ainda é essencial ter equipamentos de qualidade, porém não é necessário comprar os melhores do mercado. Analise o seu orçamento e veja o que você é capaz de adquirir nesse momento. Depois, com o tempo e uma melhora no seu rendimento, você pode comprar os equipamentos de alto nível.

4. Dedicar tempo para fazer itens personalizados

Um diferencial gigante da arte em papel é que você é capaz de fazer itens personalizados. Esses encantam os consumidores e uma das principais razões pelas quais isso acontece é a possibilidade de customização.

Para criar bons artigos personalizáveis, você deve prestar atenção no desejo de seu cliente, utilizar a criatividade e pensar em maneiras de dar forma ao que ele imaginou. Isso exige dedicação e leva tempo, então você tem que estar preparado para se dedicar por horas e dias para entregar um bom trabalho.

5. Escolher o melhor papel para a sua arte

A variedade de papeis no mercado é bem grande e cada um deles possui características adequadas para determinadas atividades. Por exemplo, há aqueles com propriedades mais indicadas para fazer scrapbooks e os mais recomendados para criar enfeites de festas.

Se você escolher o papel errado para a sua atividade, o resultado pode ser bem ruim. Já pensou se você precisa de um material que permite uma boa absorção de tintas, como o offset, e acaba optando pelo kraft? Esse último possui ótimas qualidades, mas não aquelas que você necessita para o seu trabalho.

Sendo assim, pesquise bem quais são as particularidades fundamentais que o seu papel precisa ter e só depois faça as compras. Você vai ver que existem realmente muitos modelos, como brancos, coloridos, estampados e com gramaturas diferentes. Atente-se a esses detalhes e vá em busca do seu papel ideal.

Há 11 anos no mercado, a OnPaper é uma ótima fornecedora de vários modelos de papeis. O trabalho realizado pela empresa é de qualidade e confiança. Para encontrar bons materiais para fazer a sua arte em papel, que tal dar uma olhada em nossa loja virtual?