Conheça o papel cartão duplex: suas embalagens jamais serão as mesmas

Na industria de geração de papeis especiais, existem inúmeros tipos de papel. Falaremos aqui neste artigo sobre o papel cartão. Existem dois tipos de papel cartão, o duplex e o triplex. Falaremos aqui especificamente sobre o papel cartão duplex.

Mas vamos entender as diferenças entre eles?

O que é um papel duplex?

Ele é um papel de múltiplas camadas de celulose, estas múltiplas camadas são unidas e secas continuamente sobrepostas, para facilitar sua aderência.

Muito usado para embalagens, sua maior característica é ter uma boa espessura, o verso sem tratamento pardo ou esbranquiçado. Sua frente sim, possui tratamento, e pode receber impressão, e é em cor branca. Sua principal utilização como falamos são as embalagens, mas podem ser usados também em outras opções como cabeças de folhinha e o que mais a imaginação mandar.

 

O que é papel triplex?

 

Já o papel triplex, que não é o alvo de nosso artigo, mas merece uma diferenciação, é nada mais do que o papel duplex, só que revestido em ambos os lados.

Temos o triplex C2S onde ambos os lados podem ser impressos e C1S, onde somente um lado pode ser impresso.

O fato de receber tratamento em ambos os lados, faz com que a aparência do papel seja ainda melhor.

Ainda existe o triplex duo design. Ele é um triplex de alta qualidade, mas que possui um melhor revestimento comparado ao papel couchê, aliando o melhor do papel triplex que é a boa espessura com o melhor do couchê.

 

Utilizações do papel cartão duplex

O cartão duplex pode ser utilizado em uma gama enorme de produtos. Muito usados em embalagens, porque se adequam a várias necessidades.

Ele está presente em sua embalagem de remédios, peças de automóvel, materiais de escritório, brinquedos, o céu é o limite!

Suas embalagens são resistentes, práticas e tem custos acessíveis. São impressos em padrão de fotografia, offset. Parecido com fotografia e isso só é possível pelo tratamento que o papel recebe que minimiza suas ondulações do papel.

Além disto embalagens com este papel podem receber outros acabamentos. Podem ser plastificadas, o que vai acrescentar brilho, ou levar verniz a base de água.

 

Dados sobre o papel cartão no Brasil

A madeira utilizada para confecção deste papel no Brasil, normalmente é o Pinus eventualmente o Eucalipto também. E vem de florestas DE REFLORESTAMENTO.

Porque utilizar embalagens com este papel

  • Para valorizar seus produtos
  • Porque a impressão é offset, podendo ser envernizada
  • Possibilidade de várias gramaturas
  • Protegem os produtos da fábrica ao consumidor
  • Quando utilizados de forma doméstica, podem ter inúmeras destinações
  • Podem embalar cosméticos, confecções, alimentos, produtos farmacêuticos, brinquedos, materiais de escritório, autopeças etc.

 

Embalagens de papel cartão, boas para o meio ambiente e para seu marketing

 

Vivemos em tempos de preservação ambiental. Dentre as maiores preocupações 70% de tudo o que os habitantes da terra consomem, estão dentro de embalagens. Percebe agora a importância deste assunto?

 

As embalagens de papel cartão, atendem as necessidades de preservação do planeta, ainda mais se considerarmos que 100% da celulose das embalagens é de origem cultivada. Em florestas cultivadas para este fim. Além disso trata-se de uma matéria prima totalmente reciclável.

 

Um outro dado bastante importante é que estas mesmas florestas cultivadas, estão contribuindo para a preservação do planeta, já que ajudam a reduzir o aquecimento global.

 

O professor Fábio Mestringer, coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, possui uma pesquisa que informa :

 

 Semanalmente podem ser lançadas até 600 embalagens de papel cartão.

 

Agora pense o seguinte: para muitos produtos a única forma de comunicação direta com o consumidor são as embalagens, imagina o poder disto?

Por ser tão versátil e sustentável a embalagem de papel cartão duplex, vem conquistando uma grande gama de industrias, para os mais variados tipos de embalagens, como já citamos neste artigo.

Pode variar em tamanho, formas, aparência, espessura

 

Pesquisa SIMPAPEL

 

Abaixo transcrevemos a matéria do site da Sinpapel, onde foram apresentados os dados sobre o gosto dos consumidores em relação as embalagens de papel.

 

Fonte: https://sinpapel.org.br/noticias/pesquisa-aponta-as-embalagens-de-papel-e-de-papel-cartao-como-as-preferidas-pelos-consumidores/

 

“Em meio às discussões acaloradas sobre embalagens, resíduos de plástico evitáveis ​​e um movimento para uma economia circular, uma pesquisa, realizada por Two Sides e a agência internacional Toluna, revelou uma forte preferência pela embalagem de papel e de cartão entre os consumidores do Reino Unido.

A pesquisa com 500 adultos no Reino Unido mostrou que papel e cartão são os materiais de embalagem preferidos em termos de proteção ambiental, reciclabilidade e praticidade.

Os entrevistados foram questionados sobre quais materiais de embalagem (vidro, metal, papel e papel cartão ou plástico) eles preferem, com base em vários motivos diferentes. O papel e o cartão receberam a maior pontuação por serem considerados melhores para o ambiente e mais fáceis de reciclar. Em termos de praticidade, as embalagens de papel e cartão foram reconhecidas como sendo mais fáceis de abrir e fechar e, de armazenar, mais leves, e mais seguras de usar.

Os consumidores também apreciam as qualidades ambientais únicas da embalagem de papel e cartão:

78%, preferem embalagens de papel e papel cartão porque são biodegradáveis
73% acreditam que as embalagens de papel e cartão fazem bom uso de materiais reciclados
64%, preferem embalagens de papel e cartão porque são feitas de fibra de madeira renovável
Martyn Eustace, diretor-gerente de Two Sides Internacional, diz;

“É ótimo ver embalagens de papel e cartão reconhecidas pelos consumidores por seus excelentes atributos ambientais. As embalagens de papel e de papel cartão têm uma taxa de utilização excepcionalmente elevada de fibras recicladas, e são também as mais recicladas da Europa, com 83%”.

A pesquisa também revelou importantes preocupações dos consumidores em relação às embalagens em geral. 85% acreditam que as embalagens são fonte importante de lixo, 84% acreditam que o excesso de embalagens é um problema e 71% acreditam que as embalagens são ruins para o meio ambiente. Copos de café, garrafas de plástico, invólucros de chocolate, embalagens plásticas e embalagens para levar para casa foram percebidos como sendo as principais geradoras de lixo.

A embalagem de papel e cartão é durável, renovável e reciclável e será essencial à medida que avançarmos para uma economia circular regenerativa, conforme descrito no Plano Ambiental de 25 anos do Governo do Reino Unido.

 

Sobre Two Sides

Two Sides é uma iniciativa global de empresas da indústria de comunicações gráficas, incluindo silvicultura, celulose, papel, tintas e produtos químicos, pré-impressão, acabamento, editorial, envelopes e operadores postais. Nosso objetivo comum é promover a sustentabilidade do setor de comunicações gráficas e dissipar os equívocos ambientais comuns, fornecendo aos usuários informações verificáveis ​​sobre por que impressão e papel são um meio de comunicação atraente, prático e sustentável.”

 

Acreditamos que com tantos dados, sua ideia de embalagens a esta altura não é mais a mesma, correto.

 

A embalagem de papel duplex é sem dúvida uma opção importante e não é a toa que vem sendo cada vez mais explorada pelas industrias e empresas. Sabemos que com certeza é só o começo. Até a próxima!