Impressão digital x Impressão Offset: Entenda as principais diferenças!

Nos últimos anos tivemos um grande avanço tecnológico, e isso fez muitas pessoas pensarem que, a impressão digital é a opção mais moderna e eficaz e, que ela iria substituir a impressão offset.

Com o objetivo de esclarecer isso, neste artigo iremos falar dos dois processos de impressão, suas maiores vantagens e desvantagens.

Com as informações que serão passadas neste artigo, você terá mais recursos para avaliar melhor ambas as possibilidades para produção gráfica de seus materiais.

Vamos lá?

 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

 Impressão digital vs impressão offset – O que preciso saber?

  • Impressão Offset: Entenda o seu conceito
  • Impressão digital: Entenda o seu conceito
  • Afinal, qual tipo de impressão devo escolher?
  • Conclusão

 

Impressão digital vs impressão offset – O que preciso saber?

 

Todos os profissionais que trabalham com produção de peças gráficas precisam dominar o processo de produção dessas peças desde seu início — na conceituação e planejamento do projeto —, até o final, na entrega da arte para o cliente.

Neste caso, é importante entender os tipos de impressão que temos atualmente e quando cada um deles deve ser utilizado, sendo que, logo na concepção, a impressão já vai ser uma variável importante.

O trabalho pode ser otimizado a partir do momento que temos o domínio de todas as etapas, pois assim fazemos as escolhas mais acertadas, evitando gastos desnecessários ou retrabalho.

Conheça agora cada um dos tipos de impressões e como é o processo para cada um deles.

 

Impressão Offset: Entenda o seu conceito

 

A impressão offset é indicado quando o objetivo é ter um resultado de alta qualidade e uma impressão de alta tiragem.

Trata-se do método mais utilizado pelas indústrias gráficas para as impressões comerciais.

Neste caso, a impressão offset acontece por meio de um processo de interação entre água e tinta offset (consistência gordurosa).

Este é um processo indireto e a imagem é transmitida da matriz para um rolo de impressão (banquete) e somente depois é transferido para o papel.

Assim, a chapa offset (matriz) fica legível antes da impressão, diferentemente dos processos diretos onde a matriz é espelhada.

 

Quais são os maiores benefícios

 

O sistema de impressão offset é considerado um dos mais eficientes métodos por permitir a velocidade, a tiragem, a qualidade e os diferentes tipos de gramatura de papéis e plásticos flexíveis, como o poliestireno.

Dependendo também do equipamento da gráfica é possível criar um leque de possibilidades e experiências como aromas, cores e formatos.

Cabe ressaltar também que, as impressões feitas em impressoras planas são ideais para impressões de cartões de visitas, folders, cartazes e livros por trabalhar com folhas soltas.

Já as impressões feitas em impressoras rotativas são ideais para altas tiragens de projetos como jornais e revistas.

 

Impressão digital: Entenda o seu conceito

 

Ganhando cada vez mais espaço devido ao crescimento de sua capacidade produtiva com os avanços tecnológicos, a impressão digital tem ajudado a agilizar os processos e reduzir o custo de mão de obra.

Podemos também dizer que, a impressão digital já tem conseguido se equiparar à offset quando o assunto é qualidade e durabilidade dos materiais produzidos, permitindo, inclusive, praticamente os mesmos acabamentos e tipos de encadernações.

A impressão digital possui um processo de produção mais enxuto, de mecânica mais simples que o método offset.

Além disso, possui uma menor necessidade de ajustes e acertos no maquinário a cada demanda, a impressão digital é vantajosa principalmente para tiragens menores.

 

Impressão digital: O processo

 

Podemos de uma forma genérica dizer que a impressão digital se dá a partir de um computador conectado à impressora, num processo basicamente eletrônico, de transferência de imagem do arquivo digital diretamente para o substrato, feito sem a necessidade de matrizes físicas de impressão.

Um ponto que também é necessário ressaltar é que, além dos parques gráficos, as impressoras digitais, hoje em dia, estão também presentes em residências e escritórios.

Temos as impressoras jato de tinta ou laser que conectamos aos nossos computadores.

No entanto, nas gráficas, os equipamentos, de outro porte e capacidade, usam recursos de alta tecnologia e tintas especiais, e oferecem qualidade profissional de imagem.

Além disso, graças aos avanços tecnológicos, a impressão pode ser feita cada vez mais em substratos diferenciados (além do papel), como em materiais flexíveis ou rígidos, lisos ou ásperos.

 

Maiores benefícios

 

Como você pode perceber, neste tipo de impressão, não é necessária a preparação e troca de chapas, assim como ajuste do maquinário para cada demanda.

 

Temos também um ganho de tempo na produção.

 

Como se trata também de um processo eletrônico, conectado aos arquivos em computador, é permitido o uso de dados variáveis.

A impressão digital também oferece melhor custo para pequenas tiragens.

 

Afinal, qual tipo de impressão devo escolher?

 

Podemos afirmar que, qualquer tipo de impressão tem suas vantagens.

Neste caso, para que você possa escolher qual é o melhor tipo de impressão, é preciso entender bem como é o seu projeto.

Por exemplo, se essa impressão for em massa de flyers, jornais, revistas, cartões de visita ou cartazes, a impressão offset poderá ser uma boa opção uma vez que irá obter um trabalho de maior qualidade a um preço mais baixos.

Porém, se a procura é por algo com mais rapidez e eficiência, a impressão digital pode ser a melhor opção.

 

Conclusão

 

Neste artigo você conheceu tudo que você precisa saber sobre a Impressão digital e a Impressão Offset, assim como quais são as suas principais diferenças.

Como você pode perceber durante a leitura deste artigo, apesar de algumas pessoas terem ainda a ideia de que o offset é um método de impressão ultrapassado, pois a impressão digital seria o método mais moderno, tecnológico e eficaz, saiba que isso não é necessariamente verdade.

Isso porque ambos os processos são amplamente utilizados pelas indústrias gráficas e são igualmente modernos e tecnológicos.

Neste caso, tanto a impressão digital como a offset se desenvolvem com os avanços da ciência e da tecnologia no decorrer do tempo, e são ótimas opções que oferecem rapidez e qualidade.

O indicado é que, na hora de fazer seu orçamento, procure ser transparente em relação a suas necessidades e objetivos.

 

Procure também entender quais são as vantagens e desvantagens de cada impressão em relação ao seu pedido.

 

E aí? O que acho do artigo? Aproveite curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

 

Até a próxima!