Papel duplex: Afinal, ele é sustentável? Pode ser reciclado?

Entenda se o papel duplex pode ser considerado um produto sustentável.

Neste artigo você irá entender poque o papel duplex pode ser considerado um produto sustentável e vai entender também se ele pode ser reciclado – Informações e dicas atualizadas (2020).

 

 

Papel considerado ideal para qualquer evento, o papel cartão duplex tem este nome por ser composto de duas camadas, sendo que uma é branca e lisa e a outra possui cor de papel puro.

Neste caso, sua composição o torna grosso, resistente e geralmente aceita impressão de ambos os lados.

Porém, uma dúvida muito frequente por todos aqueles que pretendem utilizar o papel duplex é se o papel duplex é um produto realmente sustentável?

Bom, essa é uma questão interessante, e para saber a resposta, basta continuar com a leitura deste artigo.

 

Vamos lá?

 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

 

  • Quais requisitos um produto precisa ter para ser considerado reciclável?
  • O que é e para que serve o papel duplex?
  • Principais diferenças entre o Papel duplex e o Papel Triplex
  • Afinal, o papel duplex é sustentável e pode ser reciclado?
  • Conclusão

 

 

Quais requisitos um produto precisa ter para ser considerado reciclável?

 

Ao contrário do que muitos pensam, o fato de um determinado produto ser considerado reciclável, não o torna sustentável.

Neste caso, para que possamos definir se um produto é sustentável ou não, precisaremos analisar se ele cumpre ou não alguns requisitos.

Por exemplo, o produto precisa atender alguns requisitos ligados aos processos produtivos, humanos, sociais e ambientais.

Além disso, precisa, ainda, cumprir exigências relacionadas ao uso, à durabilidade e à forma de descarte, tudo tendo em conta o impacto socioambiental.

Com essas informações é que podemos avaliar seu um determinado produto pode ser considerado sustentável.

Isto posto, vamos agora saber um pouco sobre o produto em questão.

 

O que é e para que serve o papel duplex?

 

Geralmente encontramos o papel duplex em embalagens de muitos produtos como: cosméticos, perfumaria, artigos de higiene e alimentos.

O que não seria diferente, pois alguns dos principais atributos do papel duplex são a firmeza e a espessura, valores que conferem ao produto boas características de uso, sendo uma delas a possibilidade de reaproveitamento das embalagens, que é um atributo de sustentabilidade.

O papel duplex também não recebe no verso nenhum tratamento, podendo o mesmo ser pardo ou branco, de acordo com o modo de fabricação.

O tratamento acontece em ambos os lados o que confere ao material sua aparência e a possibilidade de receber impressão em ambos os lados.

Neste caso, sempre que uma empresa precisa fazer um cartão de visitas ou um calendário para distribuir a seus clientes, é fundamental que o material tenha qualidade, e o papel cartão duplex é, sem dúvida, a melhor escolha e faz toda a diferença, assim como o Papel Triplex, porém com algumas diferenças.

 

Principais diferenças entre o Papel duplex e o Papel Triplex

 

Papel duplex

 

Como já foi falado no início do artigo, o papel duplex é muito utilizado em embalagens, pois se destaca pela espessura.

Neste caso, a sua gramatura vai de 180g a 400g aproximadamente, variando de um fornecedor para outro.

Porém, além das embalagens, o papel duplex também pode ser utilizado em calendários, por exemplo.

 

Papel triplex?

 

Já o papel triplex, apesar de ser muito parecido com o duplex, é revestido de ambos os lados, contendo três camadas de papel (o miolo e os dois revestimentos, um de cada lado).

Por se tratar de um papel mais rígido, ele é utilizado para impressão de tags, pastas e embalagens.

 

Afinal, o papel duplex é sustentável e pode ser reciclado?

 

Sim, o papel duplex é um produto sustentável e pode ser reciclado.

Como falamos anteriormente, alguns dos principais atributos do papel duplex são a firmeza e a espessura, valores que conferem ao produto boas características de uso, sendo uma delas a possibilidade de reaproveitamento das embalagens, que é um atributo de sustentabilidade.

O papel duplex é um produto 100% reciclável, além de ser biodegradável, atributo que torna menos nocivo o seu descarte in natura no meio ambiente.

Trata-se de um material que pode ser produzido com a utilização de fibras virgens ou fibras recicladas.

Neste caso, como consequência, além da redução do descarte de material no meio ambiente, a reciclagem de papel cartão duplex contribui também para a preservação dos recursos naturais.

Porém, cabe frisar que, o processo de produção do papel não é o que se pode chamar de sustentável, sobretudo pelo grande volume de água consumido no processo de lavagem, cuja finalidade é retirar do material as impurezas e substâncias químicas usadas no tratamento da celulose.

Não podemos esquecer também os danos causados aos córregos e afluentes nas imediações das áreas onde ocorre a extração de celulose.

 

Conclusão

 

E aí? O que achou do artigo?

 

Neste artigo você conheceu as principais características do papel duplex que o tornam assim, um papel sustentável.

Durante a leitura você entendeu que o papel duplex é 100% reciclável, além de ser biodegradável, atributo que torna menos nocivo o seu descarte in natura no meio ambiente.

 

Para finalizar, reforçamos que o papel cartão duplex que a ONPAPER vende é uma opção que oferece não apenas beleza, mas qualidade, durabilidade e versatilidade, atendendo, como nenhum outro, às necessidades comerciais e pessoais de quem o utiliza.

A ONPAPER vem crescendo no mercado gráfico, oferecendo qualidade e bom gosto em suas prateleiras a todos os comerciantes e empresas que necessitem de um bom papel, tanto para impressão quanto para divulgação.

Neste caso, se você ainda não conhece a ONPAPER, esse é um ótimo momento para acessar nosso site e conhecer toda nossa linha de vendas.

Temos papel de todo tipo, para toda ocasião.

 

E para saber mais acesse www.onpaper.com.br e não deixe de nos dar a sua opinião!

 

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

Até a próxima!