Papel Sulfite x Offset: conheça as principais diferenças

Existe uma infinidade de papeis, encontrados no mercado.

No momento de imprimir, caso seja necessária uma ótima qualidade, podem surgir algumas dúvidas. Tanto em casa como em gráficas: que papel deve-se usar?

Se você não conhece e não sabe as diferenças básicas entre os papéis, como vai escolher? Será muito mais difícil. E se escolhe errado, na pressa e compromete o trabalho de um cliente?

É preciso ter cuidado.

Como curiosidade: sabe aquela folha branca, usada em escolas, para rascunhos, trabalhos escolares. Sabe aquele papel que está em nossas impressoras no dia a dia, e pouco damos atenção? Mal sabemos o nome dele, não é mesmo? Ele é o papel sulfite!

E existe uma alternativa ao papel sulfite, muito parecida, que é o papel offset.

Pois bem. Hoje vamos esclarecer a diferença entre sulfite e offset. Esses dois tipos de papel são os mais comuns na hora de imprimir, principalmente em impressoras para uso doméstico.

Em um primeiro momento há quem diga que os dois papeis são a mesma coisa. Eles são realmente muito parecidos, mas nem de longe são iguais. Vamos descobrir nesta matéria, as características de cada uma e suas diferenças.

Saber as diferenças principalmente, é muito importante porque elas podem determinar o resultado de seu trabalho ou trabalho de seu cliente.

Vamos conhecer então as características e diferenças?

Um pouco mais sobre o papel sulfite

Ao primeiro olhar, muito parecido com om offset.

Vendido em pacotes de 500 folhas (resmas), ou de 100 folhas, ou em outros formatos também (150, 250). Ele nada mais é do que o papel mais vendido do mercado.

É o papel que compramos para imprimir em nossas casas, realizar trabalhos escolares, etc. É vendido facilmente em pacotes nas papelarias.

As empresas de cópia, mais conhecidas como xérox também utilizam em grande escala.

A cor é geralmente branca, mas pode ser colorido e seu uso pode variar bastante a gramatura (pode ir de 56g a 300g).

O processo de fabricação usa celulose (branqueada) e minerais. Estes minerais incluem o sulfato, e é daí que tiramos o nome do papel. Seu acabamento facilita a absorção de tinta por ser liso e poroso.

Seu custo é baixo em relação aos demais. Por isto a escolha deste papel para a maioria das atividades onde se requer este tipo de material (papel).

 

E o papel Offset?

Bem as diferenças entre o papel sulfitem e o offset são as seguintes:

  • Produzido com polpa química branqueada
  • Possui resistência bastante alta
  • A colagem feita durante a produção do papel é fabricada a partir do amido. Por isto é resistente ao processo de impressão a agua, que leva o mesmo nome offset.
  • É macro poroso, mais absorvente que o sulfite

 

O papel offset é parecido com o sulfite, mas difere em caracteres técnicos. Tem menos porosidade e absorve bem mais tinta que o anterior, mas esta característica é uma desvantagem porque a aparência não fica tão boa. Sua vantagem é o preço. É muito utilizado em folhetos, cartazes, pastas, envelopes.

É um papel simples, depois dele só mesmo o papel jornal. Pode ter gramatura alta assemelhando-se a cartolina e gramatura leve, ai sim se assemelhando ao sulfite como dissemos.

Ele é comercializado tanto em folha quanto em bobina, sendo seus formatos mais comuns: 76cm x 112cm x 66cm x 96cm e 87cm x 114cm.

 

Curiosidade! Segundo a Wikwpedia:

 

“A impressão offset ou ofsete[1] é um processo planográfico cuja essência consiste em repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa). O nome inglês off-set – fora do lugar – vem do fato de a impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa antes por um cilindro intermediário (blanqueta).[2] Todo o processo acaba tornando alto o custo da impressão, mas este custo acaba dissolvido devido a sua grande tiragem. Hoje em dia, com as novas tecnologias, os processos analógicos já não são mais tão utilizados, dando lugar aos CTP’s, que agilizam o processo e geram menos material, como fotolito etc.

 

Impressão

Tanto nas impressoras rotativas, onde o papel entra em bobina, como nas impressoras planas, que usam o papel já cortado, o sistema funciona de maneira rotativa. Uma série de cilindros conduzem tanto a tinta quanto o papel.

 

A impressão é feita de forma indirecta, o cilindro onde a matriz foi montada é mantido úmido por rolos umidificadores. A tinta também é transferida para este cilindro, como ela é de base gordurosa ela se concentra nas áreas lipófilas e é ao mesmo tempo repelida pela água que se concentrou nas áreas hidrófilas do cilindro.

 

A tinta então é transferida para um cilindro de borracha, chamado de blanqueta (ou “cautchu”), que serve de intermediário para a impressão. Ele ajuda a manter o papel seco e ao mesmo tempo melhora a sobre-vida da matriz.”

 

 

Papel offset também é econômico!

Bem, a utilização deste papel pelas gráficas vem diminuindo gradativamente porque outros papeis tem tido suas tecnologias desenvolvidas e novas tecnologias têm sido lançadas.

Uma das vantagens é que papeis menos porosos podem garantir cores melhores. E desta forma são preferidos para produções onde este quesito é importante.

Desta forma outros papéis considerados menos nobres, tem sido mais utilizado nas impressões. Tudo isto porque os custos vêm sendo barateados.

Mas ainda hoje o papel offset vem sendo largamente utilizado em livros, cadernos, selos, materiais de promoção, etc. Tudo isto porque ainda é um papel de muito baixo custo e durabilidade boa.

 

Como escolher entre papel sulfite e papel offset?

Se você busca por algo mais econômico, muito utilizado em trabalhos de grande quantidade, estes dois

Quando buscamos impressão mais econômica, os papéis sulfitem e offset sempre aparecem entre as primeiras opções. Vamos às diferenças e semelhanças!

 

Desejamos que este artigo ajude você ou sua empresa a escolher o tipo de papel para sua necessidade. Com o conhecimento adquirido aqui temos certeza de que será muito mais fácil realizar a sua escolha. Aquela que mais se adequa a suas necessidades. Na dúvida pesquise em mais fontes. Esperamos ter ajudado. Até a próxima!