Entenda quais são as características do papel para impressão offset!

Uma das principais variáveis e que tem bastante influência na qualidade final dos impressos é a propriedade do papel.

Por isso, essa é uma das questões que também mais geram dúvidas, principalmente para os iniciantes na área.

O profissional pode até colocar sua criatividade, personalidade e conhecimento em prática.

 

 

No entanto, sem a escolha correta do papel, pode-se prejudicar o desempenho de seus elementos e perder o diferencial do produto.

Neste artigo iremos falar sobre um dos papéis mais utilizado, assim como quais são as suas características para impressão – O papel Offset.

 

Vamos lá?

 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • O que é o papel offset
  • Como é feito a impressão offset
  • Quais são os equipamentos para impressão offset
  • Conclusão

 

O que é o papel offset

Fabricado com uma polpa química, o papel offset possui propriedade macroporosas e, por causa dessa característica, ele apresenta a capacidade de absorver uma significativa quantidade de tinta.

Por este motivo, dentro do setor editorial, o papel offset normalmente é utilizado em impressos a uma cor.

O papel offset é, em sua maioria das vezes, utilizado para a impressão de materiais, tais como revistas, livros, folhetos, cartazes, selos, capas de CDs, DVDs, livros, entre outros.

Este tipo de papel, possui uma boa parte comercializado em folhas, assim como também é encontrado disponível em bobinas.

Um exemplo de offset que você com certeza conhece é o papel sulfite.

 

Como é feito a impressão offset

A impressão offset é realizada por meio de um processo indireto, neste caso, quando a tinta passa por um cilindro intermediário antes que chegue ao papel.

Mesmo que a impressão offset possa admitir quase que todos os tipos de papéis, o indicado é se utilize o papel offset, pois ele possui certas semelhanças com o papel sulfite e conta com características adequadas para esse fim, tais como superfície mais durável e uma maior resistência contra possíveis deformações.

O papel tem grande importância na realização da impressão offset, podendo assim ter diferentes gramaturas, texturas e formatos.

Neste caso, para a impressão offset, quanto mais lisa for a superfície do papel utilizado, maior será a nitidez apresentada após o processo de impressão.

Assim, em papéis com texturas mais rugosas, é possível ter uma melhor qualidade.

Um outro elemento que também deve ser considerado é a cor do papel.

Por exemplo, na impressão offset, o recomendado é uma cor branca, pois as tintas offset podem apresentar transparências e o processo, por sua vez, pode denotar variação de tons.

O processo de impressão offset, geralmente é realizado seguindo a gravação da matriz, em seguida temos a montagem e, por fim, a impressão.

 

Quais são os equipamentos para impressão offset

Hoje temos diferentes tipos de equipamentos para realizar a impressão offset.

Porém, as impressoras consideradas mais comuns nesse processo são as impressoras offset planas, pois estas possuem a capacidade de imprimir folha a folha e são bastante usadas na área da impressão comercial.

Temos também as impressoras offset rotativas, que possuem a capacidade de imprimirem a partir de bobinas de papel e, por causa da sua configuração, contam com a possibilidade de imprimirem em velocidades mais elevadas.

Algo que também precisa ser destacado é que as impressoras offset podem ser rotativas (rolos de papel), que otimizam a impressão e produzem materiais em maior quantidade, ou alimentadas por folhas individuais.

Além disso, a impressão pode ser feita em diferentes suportes e gramaturas.

Hoje temos uma opção mais viável que dispensa o uso do fotolito, o CTP (Computer-to-Plate) que cria a chapa de impressão direto do arquivo eletrônico.

Algo que possibilita melhor resolução e reduz a contaminação do material por fatores ambientais.

 


 

Muito bem, agora você já conhece como é o processo de impressão offset.

Porém, talvez você ainda não sabia que existem inúmeras técnicas disponíveis no mercado gráfico e, cada uma, com características específicas.

Temos atualmente, pelo menos, 10 métodos diferentes, e o que vai determinar o tipo de acabamento do material, em geral, é a capacidade e a velocidade de impressão, além da disponibilidade de cores e custo.

 

Processo de impressão: O que precisa ser considerado?

A primeira coisa que você precisa fazer é definir o próprio processo a ser utilizado.

Isso porque durante o planejamento e produção do material o designer deve estabelecer, com o cliente, a técnica que atenderá o prazo e o orçamento disponível.

Neste caso, para definir o método de impressão, o recomendado é que você conheça as principais diferenças entre os dois tipos mais utilizados: o digital e o offset.

Neste artigo abordarmos as principais diferenças entre as impressões offset e as impressões digitais. Clique aqui e saiba mais!

 

Entenda quais são as principais opções

Você deve entender que, cada tipo de impressão possui suas características peculiares o que vai depender da ação de marketing que você escolheu.

Neste caso, o importante é avaliar qual método será mais eficaz para sua campanha.

Dessa forma você poderá optar pelo processo mais vantajoso.

Por exemplo, o offset é indicado para quem deseja imprimir grandes tiragens e possui prazo maior para receber os impressos.

Mas para quem tem um prazo mais apertado e precisa imprimir uma tiragem pequena, o melhor é recorrer a impressão digital.

 

Conclusão

Neste artigo você entendeu quais são as características do papel para impressão offset e também como é feita a impressão em offset.

E como você pode perceber, o papel offset é um papel que, dependendo do uso, apresenta um baixo custo e uma boa durabilidade.

Trata-se de um produto bastante utilizado em livros, cadernos, selos e materiais promocionais sazonais.

Por isso, o recomendado é que você invista neste produto, pois assim irá trazer além de mais qualidade, também mais economia para o seu bolso.

Lembre-se também de sempre verificar a possibilidade de aplicação do papel escolhido, pois há restrição de acordo com o método de impressão.

E mesmo na impressão offset, sistema que aceita praticamente todos os papéis, pode haver divergências e uma qualidade diferente da esperada.

 

E aí? O que achou do artigo? Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

 

Até a próxima!