Papel Sulfite x Offset: conheça as principais diferenças

Existe uma infinidade de papeis, encontrados no mercado.

No momento de imprimir, caso seja necessária uma ótima qualidade, podem surgir algumas dúvidas. Tanto em casa como em gráficas: que papel deve-se usar?

Se você não conhece e não sabe as diferenças básicas entre os papéis, como vai escolher? Será muito mais difícil. E se escolhe errado, na pressa e compromete o trabalho de um cliente?

É preciso ter cuidado.

Como curiosidade: sabe aquela folha branca, usada em escolas, para rascunhos, trabalhos escolares. Sabe aquele papel que está em nossas impressoras no dia a dia, e pouco damos atenção? Mal sabemos o nome dele, não é mesmo? Ele é o papel sulfite!

E existe uma alternativa ao papel sulfite, muito parecida, que é o papel offset.

Pois bem. Hoje vamos esclarecer a diferença entre sulfite e offset. Esses dois tipos de papel são os mais comuns na hora de imprimir, principalmente em impressoras para uso doméstico.

Em um primeiro momento há quem diga que os dois papeis são a mesma coisa. Eles são realmente muito parecidos, mas nem de longe são iguais. Vamos descobrir nesta matéria, as características de cada uma e suas diferenças.

Saber as diferenças principalmente, é muito importante porque elas podem determinar o resultado de seu trabalho ou trabalho de seu cliente.

Vamos conhecer então as características e diferenças?

Um pouco mais sobre o papel sulfite

Ao primeiro olhar, muito parecido com om offset.

Vendido em pacotes de 500 folhas (resmas), ou de 100 folhas, ou em outros formatos também (150, 250). Ele nada mais é do que o papel mais vendido do mercado.

É o papel que compramos para imprimir em nossas casas, realizar trabalhos escolares, etc. É vendido facilmente em pacotes nas papelarias.

As empresas de cópia, mais conhecidas como xérox também utilizam em grande escala.

A cor é geralmente branca, mas pode ser colorido e seu uso pode variar bastante a gramatura (pode ir de 56g a 300g).

O processo de fabricação usa celulose (branqueada) e minerais. Estes minerais incluem o sulfato, e é daí que tiramos o nome do papel. Seu acabamento facilita a absorção de tinta por ser liso e poroso.

Seu custo é baixo em relação aos demais. Por isto a escolha deste papel para a maioria das atividades onde se requer este tipo de material (papel).

 

E o papel Offset?

Bem as diferenças entre o papel sulfitem e o offset são as seguintes:

  • Produzido com polpa química branqueada
  • Possui resistência bastante alta
  • A colagem feita durante a produção do papel é fabricada a partir do amido. Por isto é resistente ao processo de impressão a agua, que leva o mesmo nome offset.
  • É macro poroso, mais absorvente que o sulfite

 

O papel offset é parecido com o sulfite, mas difere em caracteres técnicos. Tem menos porosidade e absorve bem mais tinta que o anterior, mas esta característica é uma desvantagem porque a aparência não fica tão boa. Sua vantagem é o preço. É muito utilizado em folhetos, cartazes, pastas, envelopes.

É um papel simples, depois dele só mesmo o papel jornal. Pode ter gramatura alta assemelhando-se a cartolina e gramatura leve, ai sim se assemelhando ao sulfite como dissemos.

Ele é comercializado tanto em folha quanto em bobina, sendo seus formatos mais comuns: 76cm x 112cm x 66cm x 96cm e 87cm x 114cm.

 

Curiosidade! Segundo a Wikwpedia:

 

“A impressão offset ou ofsete[1] é um processo planográfico cuja essência consiste em repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa). O nome inglês off-set – fora do lugar – vem do fato de a impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa antes por um cilindro intermediário (blanqueta).[2] Todo o processo acaba tornando alto o custo da impressão, mas este custo acaba dissolvido devido a sua grande tiragem. Hoje em dia, com as novas tecnologias, os processos analógicos já não são mais tão utilizados, dando lugar aos CTP’s, que agilizam o processo e geram menos material, como fotolito etc.

 

Impressão

Tanto nas impressoras rotativas, onde o papel entra em bobina, como nas impressoras planas, que usam o papel já cortado, o sistema funciona de maneira rotativa. Uma série de cilindros conduzem tanto a tinta quanto o papel.

 

A impressão é feita de forma indirecta, o cilindro onde a matriz foi montada é mantido úmido por rolos umidificadores. A tinta também é transferida para este cilindro, como ela é de base gordurosa ela se concentra nas áreas lipófilas e é ao mesmo tempo repelida pela água que se concentrou nas áreas hidrófilas do cilindro.

 

A tinta então é transferida para um cilindro de borracha, chamado de blanqueta (ou “cautchu”), que serve de intermediário para a impressão. Ele ajuda a manter o papel seco e ao mesmo tempo melhora a sobre-vida da matriz.”

 

 

Papel offset também é econômico!

Bem, a utilização deste papel pelas gráficas vem diminuindo gradativamente porque outros papeis tem tido suas tecnologias desenvolvidas e novas tecnologias têm sido lançadas.

Uma das vantagens é que papeis menos porosos podem garantir cores melhores. E desta forma são preferidos para produções onde este quesito é importante.

Desta forma outros papéis considerados menos nobres, tem sido mais utilizado nas impressões. Tudo isto porque os custos vêm sendo barateados.

Mas ainda hoje o papel offset vem sendo largamente utilizado em livros, cadernos, selos, materiais de promoção, etc. Tudo isto porque ainda é um papel de muito baixo custo e durabilidade boa.

 

Como escolher entre papel sulfite e papel offset?

Se você busca por algo mais econômico, muito utilizado em trabalhos de grande quantidade, estes dois

Quando buscamos impressão mais econômica, os papéis sulfitem e offset sempre aparecem entre as primeiras opções. Vamos às diferenças e semelhanças!

 

Desejamos que este artigo ajude você ou sua empresa a escolher o tipo de papel para sua necessidade. Com o conhecimento adquirido aqui temos certeza de que será muito mais fácil realizar a sua escolha. Aquela que mais se adequa a suas necessidades. Na dúvida pesquise em mais fontes. Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Dicas práticas para lindas caixas, molduras de quadros e embalagens em geral, com o papel cartão duplex

Hoje faremos um post no estilo DIY (Do It Yourself). Este tipo de atividade anda muito em voga atualmente.

Mas o que é DIY

Com certeza você já viu algo na internet sobre DIY, correto? Pode ser em blogs, facebook, Youtube, mas o movimento “faça você mesmo” tem crescido cada vez mais, com adeptos a executar as atividades e a ensinar também. Mas você sabe o que é DIY?

Como dissemos já acima, no inglês “Do it Yourself” (ou faça você mesmo, em português). Muito mais do que uma expressão, é um estilo de vida onde você realiza tudo o que for possível, desde seus próprios moveis, roupas e pasmem, até equipamentos eletrônicos

Dizem que o DIY surgiu nos Estados Unidos, como uma alternativa das pessoas para reformar suas casas, sem gastar muito.

Mas o estilo se popularizou com a música, as bandas independentes cuja produção era feita por eles mesmos.

A importância do estilo DIY

Muitos objetos que iriam para o lixo ganham uma nova roupagem com o estilo DIY, e isto é muito bom para o meio ambiente do ponto de vista da reciclagem.

Como terapia ocupacional também. Pois ajuda as pessoas a realizarem coisas que ocupam seu tempo, tornando-se também um hobby muito interessante.

Também do ponto de vista do empreendedorismo também pode ser uma ótima opção pois muitas das possibilidades do DIY, podem ser comercializadas como é o caso mesmo das embalagens de papel cartão duplex.

Podem ser comercializadas para os diversos fins como festas de aniversário, brindes de empresa, lojas de papelaria, etc.

Já falamos em um post anterior todas as propriedades e vantagens para a utilização do papel cartão duplex. Agora nesse post vamos te ensinar construir molduras de quadros e embalagens, para usufruir da melhor forma seu papel cartão duplex.

MOLDURAS DE QUADRO COM PAPEL CARTÃO

Vamos aprender uma forma bonita, leve e barata de emoldurar quadros? Dependendo da moldura que quiser comprar a reforma de sua parede pode sair bem cara.

Apresentaremos a você uma alternativa, cujo aspecto é bem parecido com as demais molduras tradicionais, feitas de outros materiais.

Como existem uma variedade de forma de estampar os papéis e também a possibilidade de fazer as molduras do tamanho que quiser, as possibilidades são inúmeras. Suas paredes brancas nunca mais serão as mesmas. Vamos lá?

 

Lista de materiais

  • Papel cartão da cor desejada
  • Cola branca
  • Tesoura
  • Régua
  • Papel com a imagem que quiser

 

Recomendações: o trabalho de fazer as molduras não é difícil. Recomendamos atenção e cuidado, além de paciência. Basta usar o molde e replicá-lo no papel cartão.

Não ignore nenhuma medida, e deixe as linhas bem retinhas. Abaixo um molde tirado do blog: http://www.blogideiaspersonalizadas.com/

  1. Para dar certo, meça a imagem que você quer usar, existem inúmeras na internet que podem servir de modelo para você.
  2. Agora, some 2cm na altura e na largura e passe para o verso do papel cartão.
  3. Hora de fazer o desenho da moldura conforme indicado na imagem, com linhas de 1cm e 1,5cm alternadas.
  4. Agora recorte conforme a imagem do modelo.
  5. Utilize uma régua e dobre cada linha da moldura.
  6. Cole a imagem no centro do papel cartão.
  7. Aplique cola na ponta das molduras, dobre e cole, nos quatro lados.

 

Fixar as molduras de papel cartão

Você verá após seguir o passo a passo que a moldura fica muito leve. Então elas podem ser fixadas na parede com fita durex ou dupla face.

Uma ideia interessante que seria até mais difícil de realizar com molduras tradicionais seria fixar na lateral de um móvel, e isto não vai danificar sua mobília, além de dar um charme especial.

 

Aprenda a fazer caixas de papel cartão duplex

Muitas vezes fazer uma caixa de papel, para colocar o seu presente, pode por si só ser um presente também. O presente em si é valioso claro, mas percebermos todo o cuidado, de uma embalagem bem-feita, tona a experiência muito maior. Principalmente para as mulheres.

 

Como Fazer uma Caixa de Papel Retangular Passo a Passo

 

Lista de materiais

  • Lápis;
  • Régua;
  • Tesoura comum;
  • Papel cartão de sua preferência;
  • Cola branca comum ou cola em bastão

 

  1. Separe uma superfície ampla para trabalhar com seus materiais;
  2. Separe os materiais que você vai utilizar
  3. Desenhe um retângulo no papel cartão escolhido, use uma régua e lápis. Verifique a imagem abaixo para entender melhor o passo a passo.
  4. Desenhe três colunas, o tamanho da coluna do meio é o tamanho que você definir, pois ela definirá o fundo da caixa. As demais colunas devem seguir o modelo de tamanho da do meio. Pelo sentido do comprimento, faça um risco de lado a lado e desenhe as abas da sua caixa.
  5. Para recortar, somente as abas laterais (veja a marcação laranja da imagem).
  6. Agora é o momento de dobrar as laterais da caixa, as menores o e cole.

Veja a imagem de nossa fonte de pesquisa e verifique mais claramente como pode fazer sua caixa.

Fonte da imagem: www.pinterest.com

Abaixo algumas imagens tiradas do: Pinterest.com, com algumas sugestões de embalagens criativas.

Ideias para utilização de papel cartão duplex em caixa

Reunimos aqui sugestões de embalagens para envolver seus presentes. Com certeza fazer suas embalagens de papel cartão duplex vai tornar a experiencia de presentear muito maior. Lembrando que também serve para decoração. A imaginação não tem limites e usando sua criatividade temos certeza de que você terá resultados maravilhosos, práticos, baratos e recheados de beleza. Seja para agradar alguém ou para utilizar em decorações, e deixar sua casa ainda mais bonita. Mãos à obra e até a próxima!

O que é e para que serve papel cartão duplex?

O papel cartão duplex é o papel ideal para qualquer necessidade, e dispensa garoto propaganda, mesmo tendo mil e uma utilidades. Veja só:

Ele te acompanha na mesa do escritório, na parede de casa, na oficina, no açougue da esquina e, até mesmo, no quarto do seu filho, com aquelas fotos que trazem lembranças de momentos e pessoas especiais. Acompanha em todos os projetos, sonhos e compromissos, mantendo todas as suas anotações. Tudo que você planeja e quer, ele sabe e te lembra. É só olhar para ele. Te ajuda ainda a conquistar o carinho, respeito e amor de quem o recebe em mãos. Não é tablet, nem Iphone. Não é computador, nem dinheiro (embora o esconda, às vezes, sorrateiro!). Pode ser uma embalagem, calendário, agenda – a forma que quiser. Estamos falando aqui sobre o papel cartão duplex, um papel para o ano inteiro!

Como você pode ver, ele não é um papel cartão qualquer. É um papel muito especial e versátil. E tão querido por todo mundo, que já faz parte da vida das pessoas, ou seja, ele não precisa de comercial, pois sua utilidade e qualidade são suas maiores propagandas. O papel cartão duplex é tão famoso e utilizado, que muita gente o tem em casa, guardadinho, só esperando aquela ocasião especial para usar.

Seja para uso em família ou comércio, do trabalho maior ou menorzinho, o papel cumpre, muito satisfatoriamente, qualquer finalidade.

Agora, por exemplo, às vésperas do Natal e outras festividades de fim de ano, o papel cartão duplex é a garantia de uma embalagem duradoura, uma lembrança agradável que tem tudo a ver com aquele momento único, ou então, um mimo que vai te acompanhar todos os dias do ano, como o calendário – e é importante destacar que, em épocas de calendários virtuais, o bom e velho calendário de papel cartão é praticamente uma peça vintage. Ou seja, além de extremamente útil, um presente assim ainda é chique! Por isso, o papel cartão duplex é sempre tão procurado!

Papel cartão duplex é garantia de qualidade!

O papel cartão duplex é indicado para a empresa que tem consciência da importância e do peso que tem no mercado em que atua, e também para as pessoas que sabem o valor que tem embrulhar uma lembrança com o carinho e a qualidade que o presenteado merece.

ONPAPER é uma empresa séria, e entende a importância desses momentos nos quais o papel que vende estará presente. Ela atua no mercado desde 2011, e tem como missão principal levar ao cliente excelência no atendimento e qualidade absoluta em toda linha disponível de produtos, o que inclui também outros tipos de papel à venda, como papéis para confecções, papéis para embalagens, papéis para descartáveis, dentre outros que com certeza, em algum momento, você vai precisar.

Papel cartão duplex é resistente, durável e melhor!

Quando uma empresa deseja fazer um cartão de visitas ou um calendário para, carinhosamente, distribuir a seus clientes, é fundamental que o material tenha qualidade, e o papel cartão duplex é, sem dúvida, a melhor escolha. Se quero embrulhar algum presente ou material para alguém, ou se quero enviar um cartão especial para uma ocasião como agora, no Natal, o papel cartão duplex vai fazer toda a diferença.

O papel cartão duplex possui uma ótima espessura, sem qualquer tipo de tratamento no verso, podendo ser branco ou pardo, para ser trabalhado da maneira que você preferir.

A parte frontal do papel que a ONPAPER vende, possui cobertura branca, tratada para receber qualquer tipo de impressão gráfica. Por isso, é um papel bastante requerido para embalagens, calendários e “cabeças” de folhinhas, quando estas vêm personalizadas com a logomarca da loja, por exemplo.

Papel cartão duplex bom, bonito e durável é o papel cartão duplex que ONPAPER vende. E já falamos, mas não custa repetir: nesse Natal, ele é o acompanhante ideal para seu presente.

Você capricha na bela mensagem, que a qualidade e apresentação do papel, já é garantida!

Como é fabricado o papel cartão duplex?

Quer saber como a mágica acontece? Então Vamos te dar uma breve explicação sobre a estrutura do papel cartão duplex que a ONPAPER vende.

O processo de fabricação deste papel cartão duplex tem início a partir das fibras virgens de outro tipo de papel, o kraft, obtidas com polpa de alto rendimento. A base é composta de celulose fibra longa não branqueada, na camada do meio há uma mistura de fibras curtas, longas e CTMP e a cobertura é composta de fibra curta branqueada por processo ECF (Elementary Chlorine Free). Além da Tripla camada de Coating.

Este é um produto diferenciado no mercado e reconhecido pela sua excelente rigidez e características de impressão para os processos de off-set, flexografia e rotogravura. Deste procedimento, resultam dois tipos de papel cartão duplex:

Papel cartão duplex Klafold: Este papel atende às expectativas dos clientes mais exigentes. É utilizado para todos os tipos de embalagens semirrígidas, que exigem por si só boa qualidade de impressão, além de alta segurança e resistência. Em que resulta tanta qualidade e tecnologia? Em uma rigidez maior e ótima aparência, com o uso de menos fibras de celulose.

Papel cartão duplex CWR: Este papel possui características que permite alta qualidade e impressão em estruturas muito mais rígidas e duráveis de papel. Uma opção adequada para atender ao mercado gráfico com maior range de gramaturas, com impressões mais “duras”, como os calendários de mesa e de parede, por exemplo.

Por isso tudo, a ONPAPER vem crescendo no mercado gráfico, oferecendo qualidade e bom gosto em suas prateleiras a todos os comerciantes e empresas que necessitem de um bom papel, tanto para impressão quanto para divulgação. Aliás, não fica bem deixar sua logomarca exposta em papéis de baixa qualidade, não é mesmo?

Para finalizar, reforçamos que o papel cartão duplex que a ONPAPER vende é uma opção que oferece não apenas beleza, mas qualidade, durabilidade e versatilidade, atendendo, como nenhum outro, às necessidades comerciais e pessoais de quem o utiliza. Então, se você ainda não conhece a ONPAPER, esse é um ótimo momento para acessar nosso site e conhecer toda nossa linha de vendas. Tem papel de todo tipo, para toda ocasião. Acesse www.onpaper.com.br e não deixe de nos dar a sua opinião!

Papel Kraft: inspiração para embalar doces

Papel Kraft traz toda a inspiração para embalar doces e fazer com que o seu negócio deslanche!

Papel Kraft: inspiração para embalar doces

Cada grama de confeito traz em si todo carinho que o confeiteiro deposita em seus doces. É tanta gostosura que a gente come até com os olhos, sem culpa nenhuma! E a consciência nem pesa, afinal, pecado capital, mesmo, seria ignorar tanta delícia junta, ainda mais quando o capricho se estende até a embalagem: se o doce é um primor, a sua apresentação não pode ser diferente. Deve, sim, atrair todos os olhares para o personagem principal da festa! E e o papel kraft, acredite, é responsável por parte importante dessa bela apresentação.

Uma mesa de festa, seja qual for a ocasião ou o evento, pede uma decoração bonita, sofisticada, e que atraia os olhos de todos os presentes. Doces, principalmente, precisam contar com o destaque merecido, afinal, é o trabalho da confeitaria que está sendo apresentado e, além de agradar o cliente que a contratou, a intenção é sempre despertar interesse em futuros clientes. Por isso a apresentação é tão importante quanto o conteúdo. E é por isso que o papel deve ser visto como um importante personagem nas festas e eventos. Ele embala momentos de prazer e acaba, muitas vezes, sendo guardado em meio às tantas lembranças.

Papel Kraft torna o doce uma obra completa

O papel Kraft é um acabamento que emoldura a obra prima do confeiteiro. Embora pareça ter um papel secundário nos eventos e festas, ele faz toda a diferença ao destacar o doce na mesa. É a moldura perfeita para a obra de arte feita pelo confeiteiro

Assim como na arte da pintura, a arte gastronômica depende também de um capricho à mesa, que não pode faltar em hipótese alguma.

E desta forma, assim o faz com maestria, também, o papel kraft.

Papel Karft é a solução para todo evento

O papel kraft é uma solução perfeita ao destacar qualquer tipo de gostosura que se queira vender. Bolos, tortas, balas, bombons, brigadeiros, beijinhos – e que beijinho doce não fica bem logo cedo no café da manhã, ou mais à tarde, durante aquele chá especial? Imagine enfeitar uma festa, seja de aniversário, confraternização, casamentos, ou mesmo um encontro entre amigos, com o papel ideal em seus doces? Nestas horas, o papel kraft une todos em volta da mesa com uma sofisticação simples e ao mesmo tempo única.

Por isso, muitos profissionais da gastronomia dão o devido valor à apresentação de suas mesas. São confeiteiros renomados que, muitas vezes, gastam boa parte do tempo em que não estão na cozinha, preparando seus doces, para entender um pouco mais da indústria de embalagens e buscar, dentre as mais variadas opções, aquelas que irão realçar ainda mais a beleza e o valor culinário de suas obras primas.

Aquelas que vão realçar o seu profissionalismo!

E acredite, um doce não é a mesma coisa que o outro, se não for muito bem embalado e vendido. Antes de conquistar o cliente pelo paladar, você precisa conquistá-lo pelos olhos.

Papel Kraft: inspiração para embalar doces

O sonho da festa perfeita, da confraternização mais gostosa e cuja lembrança ficará pra sempre na memória de cada cliente. Por isso é que, em certas coisas na vida, não se deve passar batido, ou pensar só em economizar. E a embalagem é uma delas.

A embalagem é a responsável por fazer um produto ser reconhecido no mercado. Ela destaca não apenas o produto em si, mas, principalmente, a marca e o trabalho que é lançado no segmento. Esta embalagem pode representar um emblema, um grupo, um país, e trazer em seu papel kraft toda uma história, que não desaparece a cada mordida, mas sim, que é eternizada, enquanto é contada e passada de boca em boca.

O marketing da embalagem é certeiro, sendo uma das principais formas de realçar o trabalho de qualquer confeitaria em sua abrangência comercial. Cada cliente gosta de saborear o docinho, seja na festa ou no balcão, e ao mesmo tempo, vislumbrar a arte do papel que protegeu o bombom, o bolo ou a caixa da torta, que pode ser ainda toda trabalhada e servir para guardar outras coisas, como objetos, joias, cartas etc.

Faz com que o momento se torne mais marcante e o trabalho, ainda mais especial e eternizado. E você aí, achando que o papel era só para embrulhar!

Papel Kraft e a confecção de menus

Imagine que além de embalar “sonhos” e “sabores inesquecíveis”, o papel certo também possa despertar o desejo! Pois é assim que muitas confeitarias utilizam o papel kraft,  justamente para atrair os olhares curiosos e cheios de vontade de seus clientes, na dúvida cruel sobre “qual doce experimentar primeiro?” ou “qual desses eu levo pra casa?”.

Convenhamos, não é uma tarefa fácil, ainda mais para quem ama doces e sente o desejo de comer todos. Contudo, o papel certo tem a missão de lá, no menu, ajudar o querido cliente a encontrar a melhor opção, com os desenhos, valores e, claro, detalhes sobre como cada um dos doces são (per)feitos e entregues.

Imagine uma doceria que venda um menu repleto de queijadinhas de vários tipos e sabores. Queijadinhas com recheios de Nutella, com recheios de brigadeiro, doce de leite ou mesmo caramelo, baunilha, dentre outras? Imagine uma embalagem personalizada, devidamente criada para uma marca ou produto?

Quem não compraria esse doce?

Por isso, o papel kraft é o maior coadjuvante das festas e faz parte de momentos tão especiais em cada família brasileira.

Quer conhecer mais sobre toda a nossa linha de papel? Acesse www.onpaper.com.br e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Quais as vantagens de criar uma embalagem personalizada?

Uma embalagem personalizada é uma ferramenta de marketing que pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Veja aqui quais são eles!

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A embalagem não serve mais apenas como uma proteção e um meio de transporte para um produto que foi vendido. Atualmente, ela é uma grande ferramenta de marketing que pode melhorar o posicionamento de sua marca. Por essa razão, muitas empresas estão apostando na embalagem personalizada.

Se a sua marca ainda não possui um embrulho próprio, talvez seja a hora de começar a investir nessa ferramenta. A seguir, você vai descobrir quais são as vantagens de criar a sua embalagem personalizada. Vamos lá?

1. Fortalece sua marca

Em uma embalagem personalizada, a identidade visual da marca está presente nas cores, nos grafismos, ícones, no logotipo e no formato. Sendo assim, o embrulho se diferencia dos outros e o consumidor guarda na memória o conceito da empresa com mais facilidade.

Afinal, quem nunca reconheceu uma marca pela embalagem de um produto? Em alguns casos, apenas de ver as cores de um logotipo, o comprador já se lembra da instituição que usa os mesmos tons.

Ou seja, com uma embalagem personalizada a marca ganha uma presença mais forte no mercado. Em um comércio com cada vez mais concorrentes, aumentar e melhorar o seu posicionamento é fundamental para ter sucesso nos negócios. Se você criar embalagens reutilizáveis, a identidade ficará ainda mais marcada na memória do cliente, pois ele a verá sempre que usar o embrulho novamente.

2. A empresa ganha autoridade

Ter embalagens personalizadas não apenas fortalece a presença da marca na cabeça dos consumidores, mas também dá autoridade para a sua empresa. Ao fazer embrulhos reutilizáveis, por exemplo, você não está somente fornecendo algo para o cliente se lembrar de sua marca. Você está se posicionando e mostrando quais são os valores da instituição.

Essa ação é excelente, pois os consumidores de hoje pedem um posicionamento das marcas a respeito de questões importantes, como a sustentabilidade. Então, ao criar uma embalagem reutilizável ou biodegradável, você melhora a imagem de sua empresa e ganha autoridade com os compradores. Dessa maneira, as chances de atrair novos clientes são grandes.

3. Agrega valor ao seu produto

Uma embalagem única e funcional transforma uma mercadoria em um verdadeiro presente. Há uma grande diferença entre apresentar o seu produto somente como ele é, por exemplo, ou em uma bela sacola. Quem opta pela segunda opção, pode adicionar um visual atrativo ao embrulho, colocar um laço para fechar a embalagem e até perfumá-la, se assim desejar.

O consumidor fica encantado com esses detalhes extras e o valor da compra da mercadoria aumenta, pois a experiência do cliente é mais satisfatória. Em alguns casos, a embalagem é tão encantadora que o comprador não consegue se desfazer do artigo. Caixas elegantes e personalizadas frequentemente ganham funções em diversas casas brasileiras, assim como muitas sacolas são reutilizadas para embrulhar outros produtos.

Ou seja, além de chamar atenção em uma vitrine, esses itens têm realmente valor para o cliente. Por isso, é essencial investir nas embalagens personalizadas, caso você queira agregar valor as suas mercadorias.

4. Atrai novos consumidores

Criar uma embalagem especial, com visual atraente, e acrescentar detalhes a ela é uma ótima maneira de chamar a atenção de consumidores. Em um estabelecimento físico, isso consegue fazer uma enorme diferença, porque compradores que não pensavam em entrar na sua loja podem ser atraídos pelo que viram em sua vitrine e acabar adquirindo o seu produto.

Em um e-commerce, fornecer um embrulho personalizado também é importante, porque esse é o maior contato que existe entre o vendedor e o cliente. Então, essa é a melhor forma de o proprietário da empresa mostrar o cuidado que tem com suas mercadorias e como a experiência do comprador é valiosa para a marca.

Independente do modelo de negócio, uma embalagem personalizada prova a organização da instituição e a preocupação que ela tem com sua imagem e seus consumidores.

5. Fideliza os clientes

Tão importante quanto conquistar novos clientes em um negócio é fidelizá-los. Uma empresa que possui uma base de consumidores satisfeitos com o trabalho que é realizado tem certa segurança sobre o que deve ser feito. Ainda, compradores que apreciam o serviço de um estabelecimento, geralmente indicam o local para terceiros, como amigos e parentes.

Todas as etapas de uma aquisição devem ser eficientes para que o cliente fique satisfeito. Pode parecer exagero, mas receber uma embalagem personalizada junto ao produto adquirido influencia na opinião do consumidor sobre a marca. Como foi dito no tópico anterior, esse detalhe demonstra a atenção e o cuidado que a empresa tem com a experiência do comprador.

Sendo assim, a imagem da empresa criada na memória do indivíduo é positiva e isso pode fazer com que ele continue escolhendo a sua loja nas próximas compras dele. Caso você esteja tendo problemas para manter os seus clientes, tente fornecer embrulhos personalizados para eles, pois esses itens têm o poder de fazer uma pessoa se sentir especial. E quem não quer voltar para um local que o fez ter esse sentimento?

6. Aprimora o serviço de delivery

Assim como no caso dos e-commerces, as empresas que trabalham com entregas, como os restaurantes, devem investir nas embalagens personalizadas, porque elas valorizam bastante o trabalho da marca.

Além de pensar no visual do pacote, é importante criar um embrulho que proteja a refeição (para que ela chegue inteira ao destino) e que seja funcional. Ou seja, resistente a diferentes temperaturas e fácil de manusear.

Como muitas vezes esse é o principal contato que o cliente tem com o estabelecimento, você precisa caprichar na apresentação do pedido. Um pacote com esses moldes com certeza vai surpreender e satisfazer o consumidor que espera pela sua encomenda em casa.

Uma embalagem personalizada é uma ferramenta de marketing muito poderosa, que tem a capacidade de aumentar a visibilidade e melhorar a imagem de sua marca, atrair novos clientes e fidelizá-los. Sendo assim, se você ainda não está investindo nessa estratégia, talvez esteja perdendo compradores.

Então, comece a pensar na melhor embalagem personalizada para o seu negócio! Não se esqueça de considerar o perfil e os gostos de seu público-alvo para conseguir criar um pacote que agrade essas pessoas. Agora que você vai iniciar o planejamento de sua embalagem, que tal descobrir quais são as vantagens de fazê-la com papel kraft?

Arte em Papel: o que você precisa?

Leia o nosso post e descubra do que você precisa para começar a fazer a sua arte em papel!

A arte em papel é bastante popular por diversas razões. Os produtores gostam de utilizar esse material porque ele é fácil de ser encontrado e versátil, então há liberdade para criar diversos modelos de mercadorias. Já os consumidores se encantam com o resultado dos itens fabricados com esse elemento.

É possível encontrar a arte em papel em papelarias, empresas especializadas e até com artesãos autônomos. Se você quiser começar a trabalhar com esses itens de artesanato, continue lendo o nosso post! A seguir, vamos mostrar o que pode ser feito com papel e do que você precisa para iniciar esse serviço. Confira!

O que pode ser feito com papel?

Como esse material é bastante flexível e existem diversas variedades dele, como papeis com texturas, cores e estilos diferentes, muitos itens podem ser feitos com ele. A arte em papel engloba vários tipos de produtos, por exemplo, os de artesanato, trabalhos criativos, impressões, scrapbooks, entre outros.

A arte em papel é bastante utilizada em decorações de festas, porque o material é dobrável, então é possível criar diversos tipos de artigos. Alguns exemplos são brinquedos, como cata-ventos, e enfeites temáticos, como de bichinhos, bonecos, flores, árvores, corações e muito mais.

Além disso, esses itens são ótimos artigos para serem dados de presente. A arte em papel frequentemente é oferecida como uma lembrança para pessoas queridas, pois podem ser realizados cartões personalizados, scrapbooks e adornos para casas, como mobiles para quartos de crianças.

Em residências, a arte em papel ainda pode ser encontrada na decoração de paredes e em objetos funcionais. Ou seja, há realmente muitas aplicações para esses itens. Para que você possa começar a fazê-los, mostraremos no próximo tópico do que você precisa. Vamos lá?

O que é necessário para fazer arte em papel?

Assim como em qualquer outro negócio, no ramo de arte em papel, é preciso analisar alguns pontos essenciais antes de colocar em prática suas ideias, porque essa ação vai lhe ajudar a obter bons resultados. Por isso, veremos quais são esses itens agora!

1. Decidir qual será a sua arte em papel

A primeira atitude fundamental a se tomar é definir que tipo de arte em papel você vai realizar. Existem diversos modelos dessa arte e cada um deles exige coisas distintas. Por exemplo, se você decidir pela criação de scrapbooks, os utensílios utilizados e os trabalhos para produzir os artigos serão diferentes daqueles que são necessários para a realização de itens decorativos de festas.

Sendo assim, é essencial que você analise o que deseja fazer antes de tomar qualquer outra decisão. Dessa maneira, será mais fácil definir outras questões, suas ações serão mais exatas e seu trabalho terá mais chances de trazer bons frutos.

2. Ver referências

Depois de decidir qual será a sua atividade, você pode começar a ver referências de trabalhos já feitos por especialistas e demais empresas. A ideia aqui não é copiar o trabalho que já foi realizado por outro profissional, mas sim ver como está o mercado e estimular a sua própria criatividade.

Essa é essencial em serviços manuais como a arte em papel, porque é um grande diferencial em trabalhos personalizados. Além de criatividade, em alguns momentos, ainda é fundamental ver as referências até para pensar em inovações que podem ser oferecidas.

Buscar trabalhos no mesmo ramo que o seu também é positivo, pois eles podem lhe dar uma noção maior do que deverá ser feito, como detalhes que são interessantes e até as atividades que você deve executar para garantir um produto de qualidade.

3. Investir em equipamentos

De acordo com a atividade que você escolher, como artesanato ou impressões diversas, será necessário investir em equipamentos. Em alguns casos, será preciso adquirir mais utensílios e em outros menos, porém é importante que você tenha o essencial para conseguir realizar um bom trabalho.

Por exemplo, tesouras e colas de qualidade são bastante importantes para fazer itens de decorações, cartões de aniversário e mais, porque eles deixam o papel no formato e local que você deseja. Se eles tiveram uma má qualidade, o seu serviço vai ser prejudicado. Então, você deve procurar bons utensílios.

Há certas atividades, como as impressões ou a criação de scrapbooks, que demandam um investimento maior, porque você tem que adquirir impressoras, tintas, estiletes adequados, base de corte, entre outros.

Se você tiver optado por essas artes, ainda é essencial ter equipamentos de qualidade, porém não é necessário comprar os melhores do mercado. Analise o seu orçamento e veja o que você é capaz de adquirir nesse momento. Depois, com o tempo e uma melhora no seu rendimento, você pode comprar os equipamentos de alto nível.

4. Dedicar tempo para fazer itens personalizados

Um diferencial gigante da arte em papel é que você é capaz de fazer itens personalizados. Esses encantam os consumidores e uma das principais razões pelas quais isso acontece é a possibilidade de customização.

Para criar bons artigos personalizáveis, você deve prestar atenção no desejo de seu cliente, utilizar a criatividade e pensar em maneiras de dar forma ao que ele imaginou. Isso exige dedicação e leva tempo, então você tem que estar preparado para se dedicar por horas e dias para entregar um bom trabalho.

5. Escolher o melhor papel para a sua arte

A variedade de papeis no mercado é bem grande e cada um deles possui características adequadas para determinadas atividades. Por exemplo, há aqueles com propriedades mais indicadas para fazer scrapbooks e os mais recomendados para criar enfeites de festas.

Se você escolher o papel errado para a sua atividade, o resultado pode ser bem ruim. Já pensou se você precisa de um material que permite uma boa absorção de tintas, como o offset, e acaba optando pelo kraft? Esse último possui ótimas qualidades, mas não aquelas que você necessita para o seu trabalho.

Sendo assim, pesquise bem quais são as particularidades fundamentais que o seu papel precisa ter e só depois faça as compras. Você vai ver que existem realmente muitos modelos, como brancos, coloridos, estampados e com gramaturas diferentes. Atente-se a esses detalhes e vá em busca do seu papel ideal.

Há 11 anos no mercado, a OnPaper é uma ótima fornecedora de vários modelos de papeis. O trabalho realizado pela empresa é de qualidade e confiança. Para encontrar bons materiais para fazer a sua arte em papel, que tal dar uma olhada em nossa loja virtual?

Adesivos de vinil ou adesivos de papel: qual a diferença?

Esses adesivos são bastante utilizados em diversos setores, porém você sabe quais são as diferenças entre ambos? Descubra agora em nosso post!

Adesivos de vinil ou adesivos de papel: qual a diferença?

Adesivos são utilizados em diversas superfícies e desempenham diferentes funções. Eles podem, por exemplo, decorar embalagens, enfeitar paredes, ser colocados em vitrines e carros para divulgar informações, personalizar objetos e muito mais.

Como há várias atividades que os adesivos podem realizar, também existe mais de um tipo do produto. Dois dos principais modelos de adesivos no mercado são o de vinil e o de papel. Muitas pessoas não conhecem exatamente as particularidades de cada um e, consequentemente, não sabem qual é o mais adequado para o seu negócio.

Sendo assim, vamos explicar nesse post quais são as diferenças entre ambos os tipos de adesivos. Confira!

Adesivos de vinil

Esse modelo é feito a partir de um tipo de plástico, o policloreto de vinil, que é mais conhecido como PVC. Por ser formado por esse material, o adesivo de vinil é bastante resistente e maleável. Além disso, ele ainda é impermeável.

Essas características fazem com que o produto seja muito procurado para aplicação em vidros, como vitrines, em veículos e paredes. Todos esses locais estão sujeitos a entrar em contato com a água, diferentes temperaturas e outros elementos, como sujeira e poeira. Sendo assim, é fundamental ter um adesivo resistente e impermeável que suporte essas interações e não se danifique ou desfaça após o contato.

A maleabilidade permite que o produto seja manuseado várias vezes e também não estrague. O que é igualmente positivo para os adesivos que serão colocados, por exemplo, em vitrines, paredes ou veículos, pois nesses locais a aplicação geralmente demora mais tempo e o contato com o produto é maior.

Ainda, nesses lugares, as chances de várias pessoas passarem a mão no adesivo são bem grandes. Portanto, a resistência e a flexibilidade são essenciais. Os adesivos de vinil são encontrados no mercado em diferentes cores e texturas, e eles possuem até maneiras distintas de serem feitos. Isso porque alguns modelos são impressos e outros não.

Alguns adesivos, como os que são utilizados em paredes, normalmente não são impressos. Eles são apenas recortados no formato em que serão usados. Já os demais devem ser impressos, porém, como o produto é impermeável, a impressão não pode ser realizada em impressoras comuns com tintas pigmentadas e corantes.

Essas máquinas não aguentam a impressão de um material impermeável e podem até se deteriorar ou estragar, caso alguém tente fazer esse serviço com elas. O correto é usar um equipamento de grande porte que funcione com tinta solvente. A impressora mais indicada para esse cenário é a plotter, que preenche todos esses requisitos citados acima.

O preço do vinil costuma ser mais caro que outros tipos de adesivos disponíveis no mercado, devido ao próprio material e também ao custo de produção. Então, o responsável precisa conferir qual é o seu objetivo e se compensa fazer um adesivo com esse elemento.

Adesivos de papel

O adesivo de papel é o mais utilizado entre todos os tipos disponíveis no mercado. Há diversas razões para ele ser o campeão de aplicações, sendo que uma delas é o valor do produto. Como ele pode ser impresso em máquinas comuns e o papel é mais barato, o preço do adesivo se torna igualmente mais acessível.

Além disso, mesmo sendo feito com tinta corante, ele ainda é resistente à água. Contudo, o papel não é um elemento tão forte como o vinil, por isso não é recomendado colocá-lo em locais que têm muito contato com umidade ou que precisam ser lavados.

Se ele for aplicado em uma vitrine, por exemplo, que é higienizada com frequência, as chances de ele ficar enrugado com o tempo são grandes. Por essa razão, evita-se usar o adesivo de papel em ambientes úmidos e externos.

Esse modelo de adesivo pode ser encontrado em 3 versões no comércio: o fosco (sulfite), reciclado e o glossy (brilhante). O último é o preferido dos comerciantes e, portanto, o mais utilizado nas aplicações de adesivo de papel.

O produto é usado principalmente em etiquetas, embalagens e lembrancinhas personalizadas, rótulos, capas de livros, agendas, adesivos para fechar envelopes e locais internos. Ou seja, ele é bastante encontrado em produtos de gráficas e papelarias.

Uma vantagem do adesivo de papel é que pode ser usada matéria-prima reciclada, então alguns modelos são sustentáveis. Para empresas que se preocupam com o meio ambiente, essa é uma ótima opção, pois elas vão conseguir continuar utilizando adesivos em rótulos, por exemplo, sem agredir tanto a natureza.

Qual dos adesivos é o melhor?

Muitos empresários se perguntam em qual tipo de adesivo é melhor investir em seus projetos. Depois de explicitar as diferenças entre o adesivo de vinil e o de papel, conclui-se que não há uma resposta exata para essa pergunta.

Ambos os adesivos têm suas vantagens e desvantagens. Sendo assim, você precisa analisar qual é o seu propósito e qual é o produto mais apropriado para essa finalidade.

O que se pode afirmar é que, de forma geral, o adesivo de papel agrada mais os comerciantes, porque o seu valor é mais acessível. Então, o custo-benefício acaba sendo melhor quando comparado aos dos demais materiais.

A facilidade de impressão é mais uma vantagem que o adesivo de papel traz, pois você consegue imprimi-lo em uma máquina comum. Já o produto de vinil não oferece essa possibilidade. Para ele ganhar forma, você deve ter acesso a uma impressora grande e que funcione com tinta solvente. Isso só é possível se você contratar uma empresa especializada no assunto.

Além disso, o adesivo de papel realmente não é tão resistente quanto o de vinil, mas em diversos casos não há a necessidade de o produto ser tão forte. Por exemplo, um adesivo que é utilizado para fechar envelopes não tem de suportar vigorosamente a umidade.

É por essa razão que ele é muito utilizado em itens como presentes, agendas e cadernos. Ele ainda pode ser encontrado em diferentes versões, como o adesivo fosco e o glossy, o que dá versatilidade para os projetos feitos com os adesivos de papel.

Agora que você já viu quais são as diferenças entre os adesivos de vinil e de papel, já sabe qual é o melhor para o seu negócio?

Design de Embalagem: 5 dicas para criar e impressionar

O design de embalagem é um dos grandes responsáveis por chamar a atenção dos consumidores. Sendo assim, veja em nosso post como criar embalagens super atrativas!

Uma embalagem atraente tem o poder de chamar bastante a atenção dos consumidores. Ela faz com que um indivíduo pare e observe sua vitrine. Já outra que não possui nada de especial pode passar batido pelo olhar do possível comprador. Por essa razão, é essencial investir tempo e dinheiro na produção delas.

Se você não sabe como criar uma embalagem que encantará os seus clientes, fique tranquilo! A seguir, vamos dar 5 dicas de design de embalagens para que sua marca impressione os consumidores. Confira!

1. Pesquise antes de criar

A pesquisa é uma peça fundamental na criação da embalagem. Se você pular essa tarefa, muito provavelmente o seu trabalho para montar um embrulho impressionante não terá bons resultados. A embalagem deve ser atraente para o seu público-alvo e, sem uma pesquisa, como você vai saber o que é chamativo para eles?

Por isso, a pesquisa tem que ser feita. Busque informações sobre os seus clientes, como idade, classe social, hobbies e do que eles gostam, em geral. Com esses dados, será mais fácil criar a embalagem e as chances de ela ser um sucesso são bem maiores.

Além de conhecer o seu público-alvo, pesquise sobre o seu segmento de mercado e veja o que a concorrência está produzindo. A ideia aqui não é copiar, mas sim ver quais são as tendências do mercado e o que a sua marca pode fazer para inovar no ramo.

2. Escolha bem o material

Diversos tipos de materiais são utilizados para fazer embalagens, como plástico, papeis, alumínio, entre outros. Entre tantas opções, você precisa observar as características de seus produtos para descobrir qual é o material mais adequado para a sua marca. Veja o tamanho de sua mercadoria, o peso e ainda qual tipo de embalagem combina mais com ela. Por exemplo, produtos rústicos costumam cair bem com papel kraft natural.

Atualmente, independente do setor de mercado, as embalagens sustentáveis estão em alta. Então, veja se é possível criar um embrulho que não prejudique tanto o meio ambiente.

Ainda, não se esqueça de escolher um material que seja de fácil manuseio e funcional. Embalagens que são reutilizáveis são uma ótima estratégia para atrair consumidores, porque ela fica como um extra para o cliente. Ele compra o produto e também ganha um pacote que pode usar em diversas situações.

Alguns bons exemplos desses embrulhos são as ecobags, sacolas de papel kraft e caixas decoradas de vidro. As duas primeiras, depois de embalar o produto de sua loja, podem seguir cumprindo a função de proteger outras mercadorias, como roupas, calçados, entre outros. Já as caixas são usadas para guardar acessórios e até alimentos, como bolachas e os em pó.

3. Capriche no design

Depois de escolher o material de sua embalagem, é a hora de pensar no design dela. A sua identidade visual deve estar presente para que o consumidor possa identificar de qual marca é o embrulho. Entretanto, é permitido brincar com a sua logomarca e seus conceitos.

Sendo assim, pense bem nas cores da embalagem, a tipografia dos escritos e também no formato dela. Esse trabalho é necessário para que não sejam colocadas informações demais em pouco espaço e para que a embalagem tenha harmonia.

O formato pode ser uma maneira bacana de inovar no design do embrulho. Em vários setores, quando você fizer sua pesquisa, verá que há padrões de molde para as embalagens. Por exemplo, em um ramo a maioria delas é feita no formato de caixas redondas ou de sacolas grandes.

Se você modificar esse padrão, com certeza chamará a atenção dos compradores. Contudo, lembre-se da forma do produto e faça a embalagem em um formato que proteja bem a mercadoria. Além disso, não se esqueça de que o embrulho deve ser de fácil manuseio. A ideia é inovar, sem deixar a segurança do produto e a praticidade de lado.

4. Mexa com os sentidos do consumidor

Fazer uma embalagem que mexa com os sentidos do consumidor pode ser um atrativo e tanto para a sua marca. Provocar o olfato, o tato ou a visão de uma pessoa é interessante, porque ela ficará curiosa e vai querer saber mais sobre o produto que está envolto por aquela embalagem enigmática.

Por isso, aposte em embrulhos que provoquem, pelo menos, um dos sentidos humanos. A visão é, sem dúvidas, o sentido mais seduzido pelas embalagens. As cores e formatos são usados para chamar atenção dos clientes.

Geralmente, as cores da embalagem são escolhidas de acordo com a identidade da empresa, porém você também pode selecioná-las conforme o produto. Por exemplo, se for uma caneca para bebidas geladas, uma opção é fazer o embrulho na cor azul ou gelo, que lembram a sensação de frio.

Uma ação fácil de ser realizada para estimular o olfato do comprador é perfumar a embalagem. Se o produto adquirido for um presente, melhor ainda, pois serão, no mínimo, duas pessoas encantadas com o seu trabalho.

O tato é bastante atraído por embrulhos em relevo, como em latas de alumínio em que algumas partes do objeto se destacam e ficam em 3D. Outra ideia para provocar o tato é colocar couro ou outros tecidos e papeis em sacolas. Lembre-se de estimular, no máximo, dois sentidos do consumidor, pois nesse caso, menos é realmente mais.

5. Faça embalagens limitadas

Caprichar nas embalagens da sua marca é obrigatório para encantar o comprador. Entretanto, se você ainda quiser surpreendê-lo, por que não criar embrulhos sazonais? Ou seja, embalagens limitadas para determinadas épocas do ano. Essa estratégia desperta o interesse do consumidor e mostra que sua empresa tem planejamento.

Algumas ideias bacanas são fazer, por exemplo, embalagens especiais para o verão, dia das mães, para o Natal ou ano novo. A apresentação dessas deve ser mais bem-acabada e elas têm que ter características específicas da festa, que mostrem qual é a ocasião especial.

A embalagem é um grande atrativo para os produtos de sua marca. Por isso, ela deve ser tão bem pensada e trabalhada. Depois de ver essas 5 dicas sobre design de embalagens, o que você acha de começar a impressionar os consumidores com as suas criações?

 

Fonte: Onpaper

Impressão offset ou digital: descubra qual é a ideal para você

A impressão offset e a digital são bastante utilizadas, mas muitos não sabem quais são as diferenças entre ambas. Veja aqui e descubra qual é a ideal para você!

As gráficas utilizam diversos tipos de impressão para dar forma aos mais variados projetos. Entre os modelos de impressão mais usados estão o offset e o digital. Apesar de bastante populares, há algumas pessoas que não sabem muito bem qual é a diferença entre um e outro.

É fundamental conhecer ambos os processos para descobrir qual é o mais adequado para você. Por isso, a seguir, vamos explicar quais são as características e vantagens de cada procedimento. Continue lendo o nosso post e confira!

Impressão offset

Esse é o tipo mais antigo de impressão, porém ele ainda é muito utilizado. Como foi criado há muito tempo, esse processo é um pouco mais complexo que os contemporâneos. O offset é realizado em três etapas, com cilindros e chapas de alumínio.

Primeiro se coloca água com tinta em um cilindro para que ele receba a imagem que deve ser impressa. Depois, a figura passa para um segundo cilindro, em que o papel é colocado sobre ela e ambos são pressionados por um terceiro cilindro. Já que a imagem tem que passar pelo segundo cilindro, o processo é classificado como indireto.

A impressão offset pode ser feita nas cores CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) ou Pantone. De acordo com a cor que for escolhida, o processo será um pouco diferente. No primeiro caso, as cores são adicionadas uma a uma até chegar ao resultado desejado. Já as cores Pantone vão prontas para a máquina (que continua precisando de matrizes individuais para cada cor).

Uma vantagem desse modelo é que algumas tintas específicas, como as metálicas e fluorescentes, só são capazes de serem impressas pelo maquinário offset. Então, com ele, você consegue imprimir projetos com acabamentos diferenciados.

Além disso, em um equipamento de offset é possível imprimir projetos de diferentes formatos e matérias-primas. Você pode utilizar papel e até alguns tipos de plástico para fazer a impressão. A máquina também aceita gramaturas distintas.

Como esse modelo de impressão depende de equipamentos mais antigos, a realização desse trabalho tem um custo fixo, além do variável. É necessário gastar com a manutenção da máquina, montagens, as chapas, gravações e fotolitos.

Adiciona-se a esses custos o valor da quantidade de itens que devem ser impressos. Se a tiragem for pequena, não é muito interessante fazer uma impressão offset, pois o custo será grande.

A impressão em uma offset ocorre em alta velocidade, o que é vantajoso principalmente para quem tem a necessidade de imprimir muitos itens. Um amplo período é gasto para preparar as máquinas antes de elas iniciarem seus serviços. No entanto, quando há uma grande tiragem para ser feita, compensa realizar uma impressão offset devido a sua velocidade.

A qualidade desse modelo de impressão, seja em pequenas ou enormes tiragens, é muito boa graças ao modo como as tintas são aplicadas no material. Essa é uma das razões pelas quais, mesmo sendo antiga e mais complexa, a técnica continua sendo muito utilizada.

Impressão digital

Com a evolução da tecnologia, foi criada a impressão digital. Ela é realizada com as máquinas que muitas pessoas têm em casa ou que você vê em papelarias e outros estabelecimentos que fazem impressão e tiram cópias. Isto significa que o processo é mais simples e não é necessário ter um grande conhecimento sobre o equipamento para colocá-lo para funcionar.

O procedimento da impressão digital é menos complexo, pois diferentemente da offset, o serviço é feito de maneira direta. Então, não há um intermediário. A imagem é enviada de um meio digital para a impressora e a tinta já está pronta para o papel, não é preciso misturá-la.

Por ser mais simples realizar essa impressão, o tempo gasto para ter a imagem em suas mãos é menor. Em uma impressora digital não é necessário, por exemplo, arrumar as chapas. Sendo assim, se a tiragem for pequena, ela pode ser feita rapidamente com a impressão digital.

Como o processo é menos complexo, esse tipo de impressão também é bastante utilizado em projetos que possuem dados variáveis. Ou seja, aqueles em que algumas informações devem ser trocadas em um cartaz ou outro. Um exemplo são eventos que acontecem em diversas cidades e datas diferentes, como shows e peças de teatro. Para cada local é necessário imprimir uma imagem distinta.

Para fazer isso na impressora digital, basta trocar os itens em um computador e mandar a figura para a impressão novamente. Essa técnica, além de prática, não demanda gastos extras como aconteceria se a impressão fosse feita em offset. Nesse caso, o profissional teria que mudar as informações na chapa para cada exemplar e o custo seria muito alto.

Aliás, a impressão digital geralmente é mais barata que a offset, pois não possui um custo fixo com o maquinário. A única despesa é a variável, que é definida conforme a tiragem. Então, vale a pena investir nesse modelo quando a quantidade de itens é baixa.

A qualidade da impressão digital é excelente. Muitas vezes, a offset é considerada superior pela maneira que reproduz as cores, mas as imagens digitais também são de alto nível.

Qual é a impressão ideal para você?

A verdade é que não existe uma resposta absoluta, porque não há uma impressão superior à outra. É preciso analisar os projetos individualmente para saber qual é a impressão ideal para cada um deles.

Se você for realizar uma grande tiragem, o método mais indicado é a impressão offset, já que ela é mais rápida e o custo para a impressão de muitos itens acaba sendo mais baixo que o da digital. Caso o projeto exija cores alternativas, como as metálicas, ele também deve ser impresso na offset, que é a única capaz de transmitir essa tonalidade para o material.

Entretanto, se a sua tiragem for baixa, o tempo e o valor da impressão digital vão valer bem mais a pena que o offset. Caso seja necessário realizar mais de uma impressão para alterar dados na imagem, a técnica recomendada ainda é a digital, pois ela é mais prática e não gera custos adicionais.

Sendo assim, a escolha realmente deve ser feita de acordo com o seu trabalho vigente. Agora que você sabe quais são as diferenças entre a impressão offset e a digital e para quais serviços elas são indicadas, já conseguiu decifrar qual é a técnica mais adequada para o seu projeto atual?

Fonte: Onpaper

5 dicas úteis do mercado de embalagens

As embalagens possuem várias funções, além de embrulhar produtos. Por isso, separamos 5 dicas úteis para você fornecer embalagens ótimas para os seus clientes!

Muitos pensam que a única função de uma embalagem é embrulhar um produto, porém ela tem diversas atribuições além dessa, como proteger a mercadoria e atrair clientes. Sim, a embalagem faz muita diferença em uma venda. Ou vai dizer que você nunca prestou atenção em um produto por causa de seu embrulho? É claro que já!

É por isso que, cada vez mais, os empreendedores investem na melhoria de suas embalagens. Pensando nisso, separamos 5 dicas úteis do mercado de embalagens para que você faça modelos incríveis que impressionem e auxiliem em suas vendas. Continue lendo o nosso post e confira!

1. Faça embalagens personalizadas

Quem deseja chamar a atenção dos consumidores precisa investir em embalagens personalizadas. De acordo com algumas pesquisas, um produto tem 3 segundos para chamar a atenção de um comprador e, quando ele consegue, há uma chance de 85% de o indivíduo realizar a compra.

Para atrair um possível cliente em apenas segundos, a embalagem deve ter um design que transmita o conceito da marca e que seja agradável aos olhos do seu público-alvo. Então, trabalhe em sua logomarca, nas cores, formas e grafismos da embalagem.

Lembre-se de planejá-la bem, porque o embrulho, seja uma caixa ou uma sacola, tem que refletir os valores da empresa. Não adianta fazer uma embalagem maravilhosa que não se relaciona bem com os serviços e produtos que você fornece.

Além de pensar nas embalagens comuns, programe-se para ter peças diferentes em datas especiais. Uma sacola somente para o Natal, por exemplo, pode encantar os clientes e aumentar bastante as chances de compra. Pode até parecer bobeira, mas mudar uma embalagem em uma época do ano faz diferença. Promover campanhas sazonais passa a imagem de uma empresa organizada e que tem consideração por seus clientes.

2. Pense no produto que ela irá embalar

A embalagem, além de atraente, deve ser funcional. Ou seja, ela tem que ser capaz de realizar o serviço para o qual foi designada. Por isso, pense nas características de suas mercadorias antes de adquirir o embrulho.

Esse deve conseguir sustentar o peso, ter dimensões maiores que as do produto e garantir a durabilidade dele. Analise o formato do item e veja qual é o melhor tipo de embalagem para ele, por exemplo, uma caixa ou um papel de presente. Se você vende várias peças e objetos, em diferentes formas, faça embalagens distintas para cada modelo.

Se você tiver um e-commerce, deve prestar ainda mais atenção nessa dica, porque a sua mercadoria passa por um caminho agitado até chegar ao destino final e, mesmo assim, elas tem que ser entregue ilesa.

3. Coloque cartões de agradecimento

Os cartões de agradecimento não integram a fabricação de uma embalagem, porém eles são um complemento para agradar os seus clientes. Novamente, no caso de lojas virtuais, o cartão agradecendo pela compra será uma grata surpresa para quem adquiriu o seu produto.

A mensagem tem que ser personalizada, com o nome do consumidor, mas o conteúdo pode variar de acordo com o tom de voz da sua marca. Se ele for mais sério, agradeça pela preferência, convide o comprador a voltar ao seu site e deixe seus canais de contato para qualquer problema.

Caso o tom seja mais jovem e descolado, sua mensagem pode ser mais descontraída e até ter uma linguagem informal, porque é isso que o seu público busca. Se o seu negócio é físico, também é possível trabalhar com cartões para agradar os clientes. Tenha um, com a sua logo e informações de contato, e coloque-o na embalagem na hora do pagamento da compra. Pequenas ações como essa podem ser decisivas para fidelizar um cliente.

4. Tenha embalagens sustentáveis

Atualmente, o modo de fazer negócio mudou e os clientes ocupam um espaço bem maior que antes nesse processo. As empresas que desejam ser bem-sucedidas precisam escutar o que o público está pedindo. Sendo assim, elas devem ser mais sustentáveis, pois essa é uma das grandes solicitações das pessoas, que estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente.

Usa-se bastante papel kraft, tecidos feitos a partir de PET e algodão cru para produzir as embalagens sustentáveis. Iniciar essa prática em seu negócio é uma atitude muito positiva, porque ela não ajuda somente na preservação da natureza, mas também no fortalecimento de sua marca.

O público gosta de apoiar empresas que tenham consideração com eles e com fatores importantes que contribuem para a construção de uma sociedade melhor. Então, ao fornecer esse tipo de embalagem, seu negócio será bem visto e pode haver um aumento tanto no envolvimento de seus clientes, quanto no número de vendas.

5. Ofereça embalagens de fácil manuseio

Além de possuir todas essas características, a embalagem, obrigatoriamente, tem que ser de fácil manuseio. Nada pior que uma sacola que é difícil de carregar ou abrir, certo? Muitas vezes, a embalagem é linda, mas não foi feita para ser transportada na mão por certo tempo ou dá um trabalhão para abrir, tem que rasgar e por aí vai. Todo mundo já passou por esse sufoco, mas ninguém gosta disso.

Então, observe se suas embalagens são práticas e se elas não vão causar estresse no consumidor. Veja se é preciso utilizar fitas adesivas demais para finalizar o embrulho ou se aquela alça da sacola é ideal para o transporte. Caso seja necessário, mude o tipo de embalagem para que o consumidor final fique mais contente e você não tenha problemas.

A opinião do comprador nunca teve tanta importância, por isso é bom não arriscar. Mesmo que todas essas ações com as embalagens, como personalizar e melhorar o seu manuseio, custem dinheiro, não veja isso como um gasto a mais em seu orçamento. Olhe como um investimento que pode trazer vários ganhos para a sua marca, porque ele realmente é capaz de fazê-lo.

Alguns exemplos são o aumento de engajamento do público e no número de vendas. No caso de empresas que entregam os seus produtos, ter embalagens incríveis é ainda mais essencial, porque esse é o contato mais próximo entre vendedor e cliente.

O que achou dessas 5 dicas sobre o mercado de embalagens? Se quiser saber mais sobre o assunto continue acompanhando o nosso blog!

Fonte: Onpaper